Na reta final da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação – que termina no dia 31 deste mês – a Coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contabiliza até agora, pouco mais de 40% da meta nacional. O objetivo é alcançar a cobertura maior ou igual a 95%.
No feriado municipal dessa quinta-feira (27), Dia da Padroeira da cidade, Nossa Senhora dos Prazeres, como também no sábado (29) e domingo (30), a Secretaria terá equipes de vacinadores nos três maiores shoppings da capital e seis grupos de profissionais volantes, visitando locais de difícil acesso, como grotas e pequenos povoados.
O público-alvo são crianças a partir de seis meses (poliomielite) e menores de 05 anos (multivacinação), totalizando 12 milhões de crianças no Brasil. Em nível nacional a campanha começou no dia 15 de agosto, mas Maceió foi iniciada com cinco dias de antecedência. “Resolvemos antecipar a ação para melhorar a cobertura. Até a tarde desta terça-feira (25) ainda não temos notícia sobre prorrogação da campanha”, disse Eunice Amorim, coordenadora do PNI em Maceió.
Nos dias úteis da semana até o final de agosto – quarta-feira (26), sexta-feira (28) e segunda-feira (31) -, todas as unidades de saúde da capital estarão abertas para vacinação. No feriado de quinta-feira (28), os três shoppings da capital – Maceió Shopping, Shopping Pátio e Parque Shopping Maceió – contarão com vacinadores das 9 às 21h; e no Hiper Bompreço da Gruta, no mesmo horário dos shoppings.
No sábado, a vacinação continua nos três shoppings, no mesmo horário da quinta-feira, e no Hiper Bompreço Gruta, das 10h às 22h. No domingo, a vacinação também acontece nos três shoppings centers das 14h as 20h, e no Hiper Gruta das 8h às 20h.
A equipe do PNI informa que as equipes volantes do Hiper Buarque de Macedo, no Centro, e do G Barbosa Praia foram canceladas devido à baixíssima procura.
Dados da OMS
Atualmente, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontaram que entre 2014 e 2015, nove países registraram caso da doença e, na sua maioria, decorrente de importações do poliovírus selvagem de países endêmicos ou de países não endêmicos. Esse ano, até meados de junho, foram registrados 28 casos da doença, todos nos países endêmicos – 25 no Paquistão e 3 no Afeganistão.
No Brasil, foram notificados 2.564 casos de poliomielite em 1979 e 1.290 em 1980, quando se iniciaram as campanhas nacionais de vacinação. Em 1981, foram apenas 122 casos notificados. Em 1989, foram registrados os últimos casos no Brasil, mantendo-se com incidência zero desde aquele ano. Este é o 36º ano de Campanha Nacional da Vacinação contra a Poliomielite e o 26º livre da doença no país