O prefeito de Viçosa, Flaubert Filho, voltou às atividades no Executivo municipal, após uma decisão do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Washington Luiz.
O gestor estava afastado desde maio, por determinação da Lorena Sotto-Mayor. Ele, e o secretário municipal de Administração, Maxwell Carnaúba Passos, são acusados de recebimento de diárias sem a realização de viagens ou a ausência da devida comprovação delas e aquisição de passagens aéreas e hospedagens sem processo licitatório.
A apuração sobre a prática do ato de improbidade administrativa teve início com o Procedimento Preparatório de Investigação nº 004/2014, que levou em consideração a representação encaminhada pela então presidência da Câmara de Vereadores de Viçosa.
O documento noticiava possíveis irregularidades nas concessões de diárias realizadas pela Prefeitura. A partir daí foram requisitados documentos e houve a oitiva de servidores públicos e de testemunhas. Foi ainda realizada auditoria pelo Departamento de Auditoria da Procuradoria-Geral de Justiça, com base na documentação acostada.
Farra de falsas viagens
Por meio da investigação também foi possível obter mais uma relevante constatação de ato de improbidade. O Prefeito Flaubert Torres Filho recebeu diárias para viagens que não realizou. Foi o que se pôde verificar através de simples pesquisas nos noticiários, bem como no seu perfil pessoal e no da Prefeitura de Viçosa, na rede social Facebook.
*colaborador