Em um ofício enviado ao juiz Kleber Rocha, da 1ª Vara da Comarca de Coruripe, o empresário João Lyra concorda com a venda ou arrendamento das usinas do Grupo João Lyra. Entre as usinas estão os ativos da Laginha Agroindustrial. O documento é datado de 11 de agosto.
Lyra afirma no ofício que não haverá interposição com relação a tomada de decisão do magistrado, mostrando que volta atrás na tentativa de barrar o processo de falência na Justiça. “Não obstante o entendimento diverso ao de vossa excelência, não haverá interposição de quaisquer recursos contra a decisão em referência, tendo em vistas a consciência de que, nesse momento, importa dar celeridade ao processo, tratando toda e qualquer outra questão por vias outras admitidas pela legislação pátria”, afirma.
O empresário diz ainda que não irá embargar o processo de venda das usinas instaladas em Minas Gerais. “Por fim, motivo maior desta manifestação, apresento minha anuência pessoal com a venda de ativos da Laginha Agroindustrial S/A, localizados no Sudeste do país, para fazer frente ao enorme passivo trabalhista da Massa”, diz outro trecho do ofício.
O Ministério Público abriu uma investigação recentemente para apurar gastos ilegais no valor de R$ 27 milhões dos recursos da Massa Falida da Laginha. O jornalista Davi Soares fala sobre o tema em seu blog e detalha que os integrantes do MP tomaram como base o laudo do perito contador judicial Joel Ribeiro dos Santos Junior, designado para o serviço por indicação do órgão ministerial de Alagoas.
De acordo com o laudo encaminhado à Justiça e ao MP em julho, o caos administrativo instalou-se na Massa Falida da Laginha, entre maio de 2014 e maio de 2015, provocando perda de tempo e de dinheiro, por meio de gastos milionários com salários pagos a supostos servidores, retiradas em espécie, locação de veículos, combustíveis, remunerações, honorários, viagens, restaurantes, segurança privada e até lavanderia.
“Vamos ouvir várias pessoas e analisar vários documentos”, confirmou a promotora Hylza Paiva.
*Com informações Pontal em Foco