Atualizada às 12h02

Uma operação conjunta envolvendo a Força Nacional de Segurança Pública e as Polícias Civil e Militar foi deflagrada desde a madrugada desta quarta-feira (19), em bairros de Maceió. A operação ocorre em cumprimento a 18 mandados de prisão, busca e apreensão contra suspeitos de envolvimentos em pelo menos 14 homicídios.

A ação, coordenada pela Delegacia de Homicídios, teve como objetivo elucidar crimes ocorridos nos bairros do Benedito Bentes, Clima Bom, Jacintinho, Santos Dumont, Jacarecica, Ipioca, Cidade Universitária, Pajucara, Riacho Doce e Prado. Segundo a polícia, a maioria dos crimes ocorreu no Benedito Bentes.

De acordo com a Secretaria de Defesa Social e Ressocialização de Alagoas (Sedres), dez pessoas foram presas durante a operação. Foram alvos dos mandados Jacson Iuri da Silva, Wesley de Melo Bispo da Silva, Marcos Manuel Silva dos Santos, Luciano Manoel, conhecido como Zebedeu, Lucas Andrade da Silva, Carlos Fábio Ferreira, Rodrigo Douglas Vieira, Anderson Tavares Silva, Harrison da Silva Teles, Alisson dos Santos da Silva, Experidião Soares de Lima, Wanderlei Santos Lima, José Erick da Silva, Rodrigo Douglas Vieira, Edvan dos Santos Silva, Anderson Tavares da Silva, Jeferson Felipe da Silva e um adolescente. 

Os crimes

Segundo o delegado José Carlos André, a polícia conseguiu após investigação descobrir quais crimes cada um dos presos cometeu.

 Marcos Antônio da Silva Santos, juntamente com Luciano Manoel da Silva, assassinaram Redenilson de Oliveira Silva, em 1º de junho deste ano, no Benedito Bentes; Lucas Andrade da Silva é acusado de matar Williams Correia do Nascimento, no dia 29 de março, também no Benedito Bentes.

Carlos Fábio Ferreira de Lima é acusado de matar Juliana de Oliveira Carvalho, em 21 de março deste ano, no Benedito Bentes; Alisson dos Santos Silva é acusado de assassinar Gutemberg Pereira Pinheiro, no dia 8 de junho, no bairro Ipioca. Wanderley Santos Lima  e Experidião Soares de Lima são apontados de envolvimento na morte de Wanessa Susam de Morais Crispim, ocorrida em 28 de junho, no Santos Dumont. Jeffeerson Felipe da Silva e Edmilson Cassiano da Silva são apontados como os assassinos de Ailton Emídio da Silva Júnior, no bairro da Pajuçara, em 15 de junho deste ano.

Edvan dos Santos Silva é acusado de matar Cristiano Carvalho da Silva, em 9 de abril, no Benedito Bentes. José Erik da Silva é acusado de matar Flávio dos Santos Macena, no Jacintinho, em 14 de fevereiro deste ano.

Maximino Paulino dos Santos é acusado de estar envolvido na morte de Adenilson Lima dos Santos, ocorrida em Riacho Doce, no dia 4 de junho. Rodrigo Douglas Vieira dos Santos é acusado de matar José Thales dos Santos Silva, no bairro do Prado, em 19 de março. Anderson Tavares da Silva, acusado do assassinato de David Ribeiro dos Santos, em Ipioca, fato acontecido no dia 07 de junho.

Já Wesley de Melo Bispo da Silva é envolvido na morte de Pedro Martiniano Ferreira Rodrigues, em 25 de março deste ano, no bairro de Jaraguá e Jacson Iuri da Silva Rodrigues é acusado de matar Homar Lima dos Santos, no bairro de Ipioca, no dia 17 de julho passado.

Além deles, o menor H.S.T., de 17 anos, foi apreendido durante a operação. Ele é acusado de juntamente com Jefferson de Moraes Alves ter assassinado Diogo Leandro dos Santos Ramires, no bairro Clima Bom, no dia 3 de abril deste ano.

Além dos crimes de homicídios, a Sedres informou que alguns dos investigados têm envolvimento com outros tipos de crimes.

Os adultos presos e menores apreendidos foram encaminhados ao Complexo de Delegacias Especializadas (Code) da Polícia Civil de Alagoas, no bairro de Mangabeiras.