Atualizada às 10h35
Uma operação integrada entre as Polícias Civil (PC), Militar (PM) e Rodoviária Federal (PRF) foi desencadeada na manhã desta quarta-feira (12) no Sertão alagoano. Durante a operação, houve troca de tiros e um policial teve o colete balístico perfurado, mas não ficou ferido. Treze pessoas foram presas em cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão, com o objetivo de intensificar o combate aos crimes de homicídios e tráfico de drogas.
As equipes policiais que participam da operação, que acontece nas cidades de Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Batalha, Canapi, Piranhas e São José da Tapera, têm o comando dos delegados regionais Rodrigo Cavalcante, Fábio Costa e Rômulo Monteiro, e o tenente coronel Joaz Fontes.
Em Delmiro Gouveia e Canapi foram presos: José Ailton Ferreira da Silva, 24 anos; Bruno Gomes dos Santos, 18 anos; Adeval Valdivimo da Silva, 39 anos; José Antônio Ferreira da Silva, 25 anos; João de Souza Ferraz Neto, 29 anos; José Tavares dos Santos, 77 anos; Bruno Lima Ramos, 25 anos; Cícero Leite de Carvalho, 57 anos e Adeilson de Souza, 30 anos.
Durante o cumprimento de mandados em Canapi ocorreu uma troca de tiros e um policial civil teve o colete perfurado por projétil de arma de fogo, mas não transfixou o equipamento de proteção.
Em São José da Tapera, um homem, identificado cmo José de Farias Silva, 37 anos também foi preso. Já em Batalha, os presos foram identificados por José Correia dos Santos, conhecido como “Genilson”, de 32 anos; José Correia Sobrinho, 34 anos e José Petronilo dos Santos, conhecido “Chicó”, 24 anos. Eles são considerados pela polícia como criminosos de grande periculosidade e procurados pela Justiça. São acusados por homicídios e vários roubos na região.
Segundo as investigações, o Genilson é um dos maiores ladrões de veículos e residências na região do Baixo São Francisco. De acordo com levantamentos da polícia, Genilson é o autor de roubos de vans, na região de Traipu, ocorridos ontem (11). Em um dos roubos, o veículo era ocupado por professores. Ele já foi reconhecido e tem participação em 18 crimes de roubo e homicídios.
De acordo com a Polícia Civil, as equipes cumprem os mandados expedidos pelas Comarcas do Sertão após levantamentos realizados pela estrutura da segurança pública. De acordo com a PRF, até o momento, nove pessoas foram presas e encaminhadas para a Delegacia de Delmiro Gouveia. A identidade dos suspeitos ainda não divulgada pela Polícia.
Foram apreendidas na operação 12 espingardas, sendo três de calibres 12 e 9 de calibres diversos, um revólver de calibre 32, munições de calibre 12, além de uma pequena quantidade de maconha.

Segundo a PC, a operação faz parte das ações definidas pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Alfredo Gaspar, delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira e comandante-geral da Polícia Militar, coronel Lima Júnior.
*Com informações da Ascom PC












