A partir desta segunda-feira (3), os médicos que estão lotados no PAM Salgadinho entram em greve por tempo indeterminado. A decisão ocorre após as denúncias apresentadas pelo Sindicado dos Médicos de Alagoas (Sinmed) sobre a precariedade na infraestrutura da unidade de saúde. Como a categoria precisa cumprir 30% dos serviços, os pacientes estão sendo orientados por funcionários da unidade a continuarem indo ao PAM Salgadinho.
Leia mais: Médicos denunciam precariedade do PAM Salgadinho e não descartam greve
De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos (Sinmed), Wellington Galvão, a estrutura do prédio apresenta graves problemas, como instalações elétricas improvisadas, problemas hidráulicos, móveis danificados, sistema de ar condicionado comprometido e falta de aparelhos necessários para consultas.
Segundo Galvão, a carência de infraestrutura na unidade de saúde compromete o desempenho das funções dos médicos, como também aumento o risco de contaminação para os pacientes e profissionais. Essa mesma denúncia já foi encaminhada para o Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU) para cobrar que a fiscalização ocorra de forma mais rigorosa.
Galvão informou ainda que o sindicato encaminhou, há pouco mais de um mês, um documento com todas as informações e imagens sobre os defeitos na estrutura do prédio ao Ministério Público Estadual (MPE), mas que até agora não obteve nenhum retorno.
Há poucos dias, o Prefeito Rui Palmeira disse que se a greve não tiver respaldo legal para ocorrer, os grevistas terão o ponto cortado durante os dias em que estiverem parados.
“Se o movimento não tiver respaldo jurídico, iremos cortar o ponto dos grevistas. A população não pode ser penalizada. Creio que as denúncias e o anúncio da greve tenha como motivo a instalação do ponto, mas vamos colocar ponto nas demais unidades de saúde assim como já estamos realizando em outros órgãos da administração municipal”, afirmou o prefeito.
Leia mais: Rui diz que médicos do PAM terão ponto cortado caso greve não seja legal
Atendimento no PAM – Como 30% dos serviços devem ser mantidos e alguns médicos podem não aderir à greve, os pacientes que aguardam atendimento médico no PAM estão sendo orientados por funcionários da unidade a irem ao local. Até o fechamento da matéria, a marcação de consultas estava mantida.
Prefeitura de Maceió
Diante das denúncias apresentadas pelo Sindicato dos Médicos, o Prefeito Rui Palmeira disse, ao Cada Minuto, achar estranho a denúncia ter sido feita no momento em que foi determinado a instalação do ponto eletrônico no PAM Salgadinho. “Agora o Sindicato dos Médicos deveria ser solidário com a população, com os médicos que faltam ao trabalho, com médico que não atende a população. As denúncias ocorrem no momento que nós determinamos que o PAM tenha ponto eletrônico”, rebateu.
Sobre melhorias na insfraestrutura do local, Palmeira afirmou que nos próximos dias irá anunciar algumas ações de reestruturação e melhorias nas condições de trabalho dos servidores.
“Nós não temos como reformar as 70 unidades de uma única vez. Quando assumimos estava em situação de abandono. Optamos por começar a reforma pelas unidades que estavam em pior estado. Vamos chegar ao PAM Salgadinho. Pegamos R$ 5 milhões de recursos próprios para aportar nessas obras de reforma”, disse.