Alagoas conta com novo protocolo para situações de risco de HIV

31/07/2015 14:46 - Saúde
Por Redação com Secom/AL

O Ministério da Saúde lançou o novo protocolo destinado ao uso de medicamentos para pessoas em exposição de risco ao HIV/Aids. O novo protocolo clínico e as diretrizes terapêuticas de Profilaxia Antirretroviral Pós-Exposição de Risco para Infecção pelo HIV foi publicado no Diário Oficial da União de 23 de julho. Ele traz uma série de benefícios para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive com a redução do tempo de acompanhamento do tratamento.

Para a técnica do Programa DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Simone Mazoni, o novo protocolo tem uma série de vantagens e integra os três tipos de profilaxia: acidente ocupacional, violência sexual e relação sexual consentida. Anteriormente, segundo ela, para cada uma dessas situações havia um esquema de medicamento, mas, a partir de agora, haverá apenas um.

“Conforme o novo protocolo, o medicamento deve ser ministrado até 72 horas após a exposição de risco. O ideal é que o uso da medicação ocorra nas duas primeiras horas, após a exposição”, disse Simone Mazoni.  A técnica do Programa de DST/Aids da Sesau acrescentou que o usuário deve tomar a medicação durante 28 dias ininterruptos.

O protocolo, que entrou em vigor este mês, ainda conta com outros benefícios, como a simplificação e verificação da profilaxia pós-exposição, que passa a acontecer em apenas um esquema de medicamento, porque não será necessário um especialista em Aids para fazer a dispensação. Ela poderá ser feita por qualquer outro médico. O tratamento, que antes acontecia em seis meses, foi reduzido para três.

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..