Na tarde desta terça-feira (21), Morgana Tavares, secretária-adjunta de Juventude do estado de Alagoas, esteve em visita institucional a Gabriel Medina, Secretário Nacional da Juventude, na sede de SNJ.
Ações conjuntas para o enfrentamento à violência contra a juventude, dentre elas, o Plano de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra, conhecido como Plano Juventude, implementado (??) em Alagoas, em 2012, para reduzir a vulnerabilidade dos jovens em situações de violência, foi um dos assuntos da pauta de trabalho
Na Região Nordeste, Alagoas tem o maior coeficiente do Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ) – Violência e Desigualdade Racial.
Morgana Tavares aproveitou a ocasião com o gestor nacional para promover a realização do XX Seminário Afro Alagoano Ìgbà- Êre Narrativas Plurais: “O Silêncio Escolar sobre o Racismo Cotidiano”, que ocorrerá dia 31 de julho, das 8 as 18h,no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, do qual é uma das apoiadoras.
Uma iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas, uma das representações do movimento negro, em Alagoas, o XX Seminário Afro Alagoano Ìgbà- Êre Narrativas Plurais traz como tema o 25 de julho- Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e visa problematizar e refletir sobre o apagamento do preconceito e do racismo no ambiente escolar, conseqüentemente a invisibilidade das leis que regem o principio da igualdade entre raças, ou seja a Lei Federal nº10.639/03 e da Lei Estadual nº 6.814/07.
Haverá discussões sobre os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA e PEC 171, que trata sobre a redução da maioridade penal.
O referido Seminário conta com o apoio do Governo do Estado de Alagoas por meio da Secretaria de Comunicação, Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado Adjunta da Juventude , Gabinete Civil, do Governo Federal, através da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial-SEPPIR, Fundação Cultural Palmares, SMTT, da Prefeitura de Maceió e CEDCA.
A inscrição é gratuita. Para inscrever-se envie nome, instituição, celular, endereço para o e-mail raizesdeafricas@gmail.com e logo confirmaremos sua inscrição.
Maiores informações: (82) 98827-3656/3231-4201