Renato Cinco,  vereador do Rio de Janeiro, pelo PSOL. Sociólogo. Militante ecossocialista, libertário escreve:

 

Fico impressionado com as pessoas que acham que se você é contra a redução da maioridade penal é porque você nunca sentiu a violência na pele.

Bem, eu tenho 41 anos e fui assaltado pela primeira vez aos 10 anos quando ía para a escola, no Andaraí.

Nestes 31 anos fui assaltado tantas vezes que não sei contar. Já fui feito refém em um assalto a um depósito de bebidas onde fui comprar cervejas para uma festa.

A pior situação que vivi foi em 1998 quando fui confundido com um policial por bandidos que assaltavam o ônibus 426. Fui espancado, colocaram um revólver na minha boca, ameaçaram muito me matar. Escapei graças a minha carteirinha de estudante e a uma senhora que não arredou pé do meu lado e ficava discutindo com meus agressores.

Também tive amigos queridos assassinados, vários dos meus amigos de infância dos verões em Iguaba Grande foram mortos durante a nossa adolescência.

Nada disso me faz acreditar que a violência estatal ou o encarceramento são solução para a violência do nosso país. Nada disso me faz acreditar que existe outra solução que não seja reduzir nossa brutal desigualdade e melhorar a qualidade de vida da população.

Se prender ou matar fosse solução o Brasil seria o país mais pacífico do mundo.

Fonte: https://www.facebook.com/renatocinco/info?tab=page_info