A defesa do Cabo Jaime José Nascimento Neto, lotado no Batalhão de Operações Especiais (BOPE), vai aguardar a posição do Ministério Público Estadual (MPE/AL) quanto ao indiciamento por homicídio doloso, no caso da morte do agente penitenciário, Joab Nascimento de Araújo Junior. O advogado mantém a tese de legítima defesa e não acredita na prisão do militar.
Segundo o advogado Leonardo de Moraes, a parte tomou conhecimento da situação através da imprensa. “Não é oficial ainda. Vamos aguardar o oferecimento da denúncia pelo Ministério Público. Neste intervalo, vamos conversar com autoridades para evitar as medidas cautelares”, afirmou.
O Cabo J. Neto era o comandante da guarnição que foi até a diligência no bar onde estava o agente e responsável pelo disparo que matou o matou. “O tiro foi efetuado, não negamos isso, mas foi em legítima defesa, diante da agressão iminente. O agente não obedeceu a ordem policial e se levantou bruscamente com a arma na mão. Diante da reação, apenas um disparo foi dado, em legítima defesa, volto a dizer”, afirmou.
O militar está em liberdade atualmente e aguarda o posicionamento do Ministério Público, posteriormente da Polícia Militar e do Tribunal de Justiça. Porém, a defesa não acredita na prisão do policial.
O caso
O agente penitenciário Joab Nascimento de Araújo Júnior, 29 anos, foi baleado na noite do dia 13 de maior durante uma abordagem de Policiais do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope).
A vítima foi atingida com um tiro de pistola .40 no abdômen, passou por procedimento cirúrgico ainda na noite de ontem, mas o seu estado de saúde era considerado gravíssimo, já que havia perdido muito sangue. Após a cirurgia, Joab foi encaminhado para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde passava por recuperação, no entanto não resistiu.
Joab estava na companhia do colega Josiel Dias da Silva, 39 anos, que também é agente penitenciário. Dias foi preso por porte ilegal de arma de fogo e encaminhado para o Complexo de Delegacias Especializadas (Code), em Mangabeiras, onde prestou depoimento.
*Colaborador










