A Escola Estadual Professora Adeilza Maria Oliveira está localizada no bairro de Chã da Jaqueira, parte alta da capital Maceió,em Alagoas e tem como diretora  a dinâmica professora Maria Betânia Ferreira Alves.

 Maria Betânia é uma das netas da falecida de Hilda Maria da Silva, a Mestra Hilda, a dama do Coco de Alagoas,  e uma das últimas detentoras do saber do coco do estado, também chamado de Pagode.

Neste sábado, 20 de junho, a comunidade escolar da  Adeilza realizou a culminância do  Projeto Interdisciplinar: A Cor da África: História e Cultura. A atividade reuniu cerca de 200 alun@s, professor@s e comunidade local.

Segundo a coordenação da atividade:" O  projeto tem como  proposta pedagógica o  resgate da cultura afro-brasileira, com ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história deste segmento. Sob um ponto de vista afirmativo, tem a intenção de fazer refletir sobre a questão étnica e social em nossa escola e sobre a miscigenação do povo brasileiro."

Foram quatro horas de  muita explosão de vivências  juvenis, meninos e meninas incorporando os saberes africanos, através da execução de  tarefas antecipadamente programadas , como poemas, paródias, homenagem a  personalidades negras, comidas típicas africanas; indumentárias africanas, entre outras  em  uma grande gincana interclasse.

As tarefas foram analisadas por uma banca  de jurados, composta dentre outras pelo  Instituto Raízes de Áfricas, representado por Arísia Barros e  Fernanda Monteiro pelo Grupo Juventude Negra Independente de Alagoas.

Maria Betânia, a diretora afirma que -sem sua equipe de trabalho nada disso seria possível:- "A Escola Adeilza tem um objetivo comum: o bem  estar do alunado, e,  é por isso que unimos forças diante das nossas diferenças para que haja igualdade de oportunidades e possibilidades para tod@s el@s. E precisamos afirmar a cada dia que tod@s nós somos negr@s e isso deve ser motivo de grande de orgulho."

A professora Maria Betânia Ferreira Alves foi homenageada- de surpresa- por  alun@s como personalidade negra, em Alagoas.