Em coletiva à imprensa ocorrida na tarde desta quarta-feira (10), o comandante do Policiamento da Capital, tenente-coronel Marcos Sampaio, anunciou que a ocupação no bairro do Jacintinho, que desde a última sexta-feira enfrenta uma série de confrontos, será por tempo indeterminado. A entrevista aconteceu na Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds), no Centro.

O militar disse que equipes do Bope, Radiopatrulha, Batalhão de Policiamento Escolar (BPE) e Cavalaria estão de prontidão no local para garantir a segurança dos moradores. “O comércio foi aberto e a situação está sob controle. Estamos mostrando à população que quem ocupa território é a polícia, não os traficantes”, destacou.

Acompanhado do subcomandante do Bope, major Ênio Bolivar, e do sub-comandante da Radiopatrulha, capitão Mário Palmeira, o tenente-coronel explicou que a ação realizada na madrugada de hoje na Grota do Cigano, onde um suspeito ficou ferido e dois morreram, faz parte da Operação Brasil Integrado Nordeste, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e foi específica para o cumprimento de um mandado de prisão emitido pela 7ª Vara Criminal.

Segundo o relato do militar, ao chegarem à residência onde cumpririam o mandado contra José Darlan da Silva, o “Dan”, 23, acusado de comandar o tráfico na região, os policiais se depararam com três homens que reagiram à abordagem.

No confronto com a polícia, José Erick da Silva, conhecido como “Belota”, 21, foi baleado no braço e socorrido ao Hospital Geral do Estado (HGE). Ele é foragido do Sistema Prisional, onde cumpria pena por homicídio.

As outras duas vítimas, Gerlinde Hemston Nascimento, 20, o “Careca” e Denis Silva dos Santos, 19, morreram durante a troca de tiros. O primeiro é considerado o braço direito de Dan, que não estava na residência no momento da abordagem e continua foragido, e o segundo é apontado como “comandante” de uma boca de fumo no Sítio São Jorge.

Na casa, a polícia encontrou armas e drogas, mas os detalhes sobre as operações – que ocorreram no Jacintinho, Cidade Universitária, Conjunto José Tenório e Feitosa - só serão divulgados em uma coletiva à imprensa nesta sexta-feira (12), às 15h.

Ao finalizar a entrevista, o comandante do CPC destacou a importância do disque denúncia (181) no trabalho realizado na segurança pública e pediu que a população continue ligando.