Como atividade do Encontro Nacional de Educadores Populares do Movimento de Educação de Base (MEB) acontece amanhã, dia 2 de junho, um ato público no Centro de Maceió para chamar a atenção das autoridades sobre o tema da educação voltada para jovens e adultos.

O encontro começou nesta segunda-feira (1) e reúne participantes de Alagoas, Ceará, Distrito Federal, São Paulo, Maranhão, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Piauí e Pernambuco que debatem sobre a questão Educação dos Jovens e Adultos (EJA).

O ato público, que consiste numa caminhada e aulas públicas, está previsto para as 14h. Tendo como tema “Alagoas, Estado Livre do Analfabetismo”, o ponto de concentração será o Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (CEPA), onde funciona, além das escolas, a sede da Secretaria de Educação do Estado de Alagoas.

Do CEPA, os/as participantes caminharão até a Praça dos Martírios, onde em quatro tendas acontecerão aulas públicas com o tema gerador “Direito à educação e cidadania plena”. Este momento contará também com cerca de 300 educandos e educadores que vêm de assentamentos e acampamentos da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), parceiros de projetos de alfabetização e escolarização do MEB em Alagoas. O movimento reivindica uma audiência – cujo pedido foi protocolado no dia 11 de maio – com o governador do Estado, Renan Filho.

 Delci Franzen, do MEB Brasília, falou sobre a importância do ato, enfatizando o índice de analfabetismo em Alagoas, que chega a 21%. “É isso que queremos levar para as ruas amanhã. Queremos levar a nossa crítica, a nossa indignação. Queremos falar para quem precisa ouvir”, disse Delci durante a manhã do encontro.