Quando aluna de graduação do Curso de Pedagogia, Adjane dos Santos Ramos,a Jany Hadassa,atuou como voluntária do Instituto Raízes de Áfricas e agora como Mestranda em Educação da Universidade Federal de Alagoas, será uma das palestrantes do XIX Seminário Afro Alagoano Ígbà Émí Wà: “O Cotidiano do Racismo Contemporâneo e a Construção das Relações Humanas”.
Pesquisadora dos processos educativos, Adjane dos Santos Ramos debruça-se sobre desde a sanção da Lei nº10.639, em 09 de janeiro de 2013 , até seus desdobramentos atuais no ambiente escolar: Segundo ela: "Com relação a implementação da Lei10.639/03, a questão racial é trabalhada- quase que exclusivamente- na escola nas datas 13 e 20 de novembro".
A pesquisadora fará relatos de alun@s que sofreram racismo na escola.
No XIX Seminário Afro Alagoano Jany falará sob o tema: Precisamos discutir sobre racismo na escola ou a sub-representação da população preta na educação brasileira
Émí Wà, na língua ioruba significa “estou-aqui”.
A realização do XIX Seminário Afro Alagoano Ígbà Émí Wà: “O Cotidiano do Racismo Contemporâneo e a Construção das Relações Humanas” é uma iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas e co-realização do Governo do Estado de Alagoas, contando com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Prefeitura de Maceió e Ministério Público Estadual, objetivando estabelecer espaços de interlocução entre as políticas públicas e as ações de governos, de forma a ampliar conhecimentos , possibilidades e oportunidade para construção de caminhos de superação das desigualdades raciais.
A inscrição é gratuita. Para inscrever-se envie nome, instituição, celular, endereço para o e-mail raizesdeafricas@gmail.com e logo confirmaremos sua inscrição.
O local de realização é o Auditório Aqualtune, do Palácio República dos Palmares, Rua Cincinato Pinto, s/n,Centro,Maceió,AL. Com certificação de 20h, as vagas são limitadas.
Página no facebook: https://www.facebook.com/events/1661436957423798/