A Consulesa de França Alexandra Baldeh Loras, uma das líderes francesas mais influentes com menos de 40 anos tem presença confirmada no XIX Seminário Afro Alagoano Ígbà Émí Wà: “O Cotidiano do Racismo Contemporâneo e a Construção das Relações Humanas”, que acontece em Maceió,AL, nos dias 22, 23 e 25 de maio.
Émí Wà, na língua ioruba significa “estou-aqui”.
A realização do XIX Ìgbà é uma iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas e co-realização do Governo do Estado de Alagoas, contando com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Prefeitura de Maceió e Ministério Público Estadual
A proposta do Seminário é a busca de estabelecer espaços de interlocução entre as políticas públicas e as ações de governos, de forma a ampliar conhecimentos , possibilidades e oportunidade para construção de caminhos de superação das desigualdades raciais.
Palestrante do tema central, Alexandra Loras discute pontos de vista transformadores sobre raça, gênero, sexualidade e poder lhe trouxeram em 2013 o prêmio Mulher destaque do ano OBME (Organização Brasileira das Mulheres Empresarias). É a autora de One day in Paris. Também é palestrante em escolas secundárias, universidades e em dezenas de órgãos e empresas, incluindo a Câmara do Comércio França-Brasil, o Centro Brasileiro de Relações Internacionais, Associação dos Advogados de São Paulo e Associação das Mulheres Negras Intelectuais.
Alexandra ensina sobre black empowerement, e também sobre a influencia de personalidades negras na sociedade, desenvolve programas de auto-estima. Seus artigos e comentários têm aparecido na Folha, Marie Claire, Harper’s Bazaar, Elle e Brasileiros...
Ainda na França apresentou ao lado de Daniela Lumbroso "Chabada" um festival de musicas por 3 anos consecutivos, tendo entrevistado celebridades da música como Annie Lenox, Liza Minelli, Zaz, Florent Pagny...
Em 14 de julho 2010, foi co-anfitriã da edição especial do « Toutes Les France" na França, ao Lado Ahmed El Keiy ocasião do Dia Nacional da Comemoração do 50º Aniversário da Independência africana na França.
Membro oficial da Ofad, defesa filantrópica para o apoio a mulheres com idades de 15 a 30, trabalho voltado a igualdade social e econômica no Senegal.
No Brasil muitas revistas mostraram interesse na forma de Alexandra falar sobre a diversidade cultural e sobre suas próprias experiências, entre elas Trip, TPM e Go’ Where.
Alexandra possui mestrado em Gestão de Mídia pelo IEP- Paris ( Sciences Po), mora no Brasil atualmente e é curadora do Bailinho da Bastilla ao lado do Marido Damien, Cônsul Geral da França em São Paulo.
Alexandra Loras nasceu e cresceu na França, viveu na Alemanha, Inglaterra, Espanha, México, EUA e Suécia. E ainda tem em seu histórico mais de 50 países quais conheceu.
A inscrição do Seminário é gratuita. Para inscrever-se envie nome, instituição, celular, endereço para o e-mail raizesdeafricas@gmail.com e logo confirmaremos sua inscrição.
O Seminário acontece no auditório Aqualtune, do Palácio República dos Palmares. Com certificação de 20h, as vagas são limitadas.