Secretário, Enio Lins, precisamos conversar sobre Aqualtune.

11/05/2015 23:43 - Raízes da África
Por Arísia Barros

 

Aqualtune  é um dos maiores símbolos  e luta pela liberdade negra. Nossa referencia ancestral . Mulher de fibra comandou  um exército de 10 mil homens para combater a invasão de seu reino, no Congo. Derrotada, foi aprisionada e trazida para o Brasil , tornou-se objeto do escravismo.

Para nós o povo preto, Aqualtune  é sinônimo de resiliência, resistir aos estupros cotidianos  dos nossos corpoos,  história e seus apagamentos identitários. Combater o bom combate.

Aqualtune a princesa que se tornou escravazida nas terras de Cabral redescobriu a liberdade em Palmares. No Reino de Palmares.

E da linhagem surgiram Ganga Zumba, Ganga Zona e Sabrina- a mãe de Zumbi.

Aqualtune, com seus conhecimentos políticos, organizacionais e de estratégia de guerra, foi fundamental para a consolidação do Estado Negro, a República de Palmares.

E em nome de todos esses  significados Aqualtune  dá nome ao auditório principal no  Palácio República dos Palmares, sede do governo estadual.

Inaugurado em março de 2006, pelo governador Ronaldo Lessa, o Palácio República dos Palmares  localiza-se no centro da cidade de Maceió, AL,na Rua Cincinato Pinto.

. A escolha do nome Palácio República dos Palmares- como projeto educativo- foi feita para homenagear a luta e a história do Quilombo dos Palmares e o bravo povo alagoano.

Entretanto, apesar da simbologia da homenagem, desde 2006 alertamos que algumas  retificações ortográficas são necessárias, uma delas é  a grafia do nome da princesa que na porta do auditório está grafado dessa forma: AQUATUNE .

Em outras salas que  receberam denominações referentes a personalidades e mocambos da República dos Palmares, também  necessitam de uma revisão por conter divergências ortográficas.

Acreditamos que a  história-referência da primeira República Livre e Negra da América Latina como fonte de informação, conhecimento precisa ser contada corretamente.

Já não é hora de fazê-lo?

Secretário, Enio Lins, precisamos conversar sobre Aqualtune.

  

 

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..