Buscando identificar elementos e registrar o cotidiano da periferia em Alagoas através da cultura e da música reggae, o documentário “O Fenômeno dos Bailes de Reggae na Periferia de Alagoas” aborda o surgimento dos bailes e boates desse gênero como fenômeno de expressão popular- nos informa Vinicius Rocha.

Segundo, ele o documentário  é produto final do Trabalho de Conclusão de Curso , como estudante de Comunicação Social, do Centro Universitário de Maceió,-CESMAC.

Nossa proposta é enfocar essa questão da juventude negra e da cultura que está envolta nesses bailes- acrescenta.

A pesquisa contou com a participação de diversos segmentos da sociedade, trazendo voz/pesquisas e experiências militantes. Foram ouvidos o produtor Cultural, Ari Consciência, os Djs Wellington, Mousa Pedra, Lú Marley, Juninho Rasta, Thupa, o Dr. Em Ciências Sociais, Fernando Rodrigues e a professora e militante do movimento negro, em Alagoas, Arísia Barros.

O documentário “O Fenômeno dos Bailes de Reggae na Periferia de Alagoas” será apresentado às 14h do dia 17 de abril (sexta-feira) , seguido de uma conversa com o autor, no XVIII Seminário Afro Alagoano Ìgbà-Êwe: “Descendências e História Contemporânea dos Meninos Pretos”, acontece nos dias 17 e 18  de abril,das 09 às 18h.

Uma iniciativa do Iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas, Rede Desabafo Social e o Juventude Negra Independente de Alagoas, o Seminário tem o objetivo de construir  espaços de interlocução entre as  ações institucionalmente afirmativas  e os significados da sociedade civil, como também visa contribuir para uma “prestação de contas” relativa  a execução do Plano Juventude Viva, implementado  no ano de 2012, em Alagoas, como projeto piloto.

 O Ìgbà-Êwe, que na língua ioruba significa “encontro-criança-adolescente” conta com o apoio da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, dentre outros parceiros.

A inscrição é gratuita. Para inscrever-se envie nome, instituição, celular, endereço para o e-mail raizesdeafricas@gmail.com e logo confirmaremos sua inscrição.

O Seminário acontece no auditório térreo da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, localizada na Av. Fernandes Lima, bairro do Farol. Com certificação de 16h, as vagas são limitadas.

Mais informações; (82)8827-3656/3231-4201

 

No facebook: https://www.facebook.com/events/416960955138674/