Atualizada às 10h46

Um suspeito morreu e 15 pessoas foram presas em uma operação deflagrada na madrugada desta quinta-feira (26) nos municípios de Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema. A ação contou com a participação das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal (PRF) e tem como objetivo combater o tráfico de drogas e homicídio na região.

A operação cumpriu 23 mandados de busca e apreensão, resultando na prisão de Ivanildo dos Santos Lima, 27 anos; Lucielmo Gomes dos Santos (Ciel), 36; Witalo Rosevelt da Silva Cavalcante, 27; José Cláudio de Lima (Cal), 22; Paulo Emerson Brandão de Lima (Nem), 20; Deivisson Daniel dos Santos Gama, 24; Juciano Vieira da Silva, 36; Patrick do Nascimento (Bodão), 34; Claudionor Neres, 26; Rogério Raimundo de Queiroz (Ro), 46; José Erivaldo Rodrigues Pimentel, 28; William Neves Bezerra, 38; Cicero Vieira da Silva, 52; Antônio Carlos Monteiro de oliveira (Carlinhos Coco), 45; e Bartolomeu Batista da Silva (Índio), de 51 anos.

Um dos procurados, identificado como José Antônio da Silva, 29 anos, foi morto durante confronto com a polícia. No início da noite de ontem (25), ele teria atirado contra os policiais que revidaram e acabaram o acertando. Ele ainda chegou a ser socorrido para um hospital da cidade, mas não resistiu e morreu.

Na residência que Antônio estava no momento da troca de tiros com policiais, foram apreendidos tabletes de maconha, um revólver calibre 38, com cinco munições, sendo três intactas e duas deflagradas; nove munições de espingarda calibre 12 e uma quantia em dinheiro cujo valor não foi divulgado.

A ação foi coordenada pelos delegados Rodrigo Rocha Cavalcanti, titular da 1ª-DRP, e Ana Luiza Nogueira, diretora de Polícia Judiciária da Área 1 (DPJA-1), além do tenente-coronel Joaz Fontes, comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar.

Participaram das investidas, agentes policiais civis das delegacias regionais de Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema e Batalha, do Tático Integrado Grupo de Resgates (Tigre) e Operação Asfixia, além de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), militares do 9º-BPM e da Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes).

Os trabalhos foram acompanhados pelo secretário de Defesa Social e Ressocialização, Alfredo Gaspar, pelo delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, e pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Lima Júnior.