As equipes da Força Nacional que atuam em Alagoas tiveram sua atuação prorrogada por mais 180 dias. A autorização está assinada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e publicada em portaria no Diário Oficial da União desta quinta-feira (26).

A solicitação de prorrogação do prazo foi feita pelo governador Renan Filho em 05 de fevereiro para que a força policial nacional atuasse no Estado dando apoio técnico operacional em aviação. Na prática a portaria autoriza que a Força Nacional continue em Alagoas para atuar pilotando as aeronaves da Secretaria de Defesa Social e Ressocialização (Sedres).

“A operação terá o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de segurança pública do Ente Federado solicitante, nos termos do convênio de cooperação firmado entre as partes, bem como permissão de acesso aos sistemas de informações e ocorrências, no âmbito da Segurança Pública, durante a vigência da portaria autorizativa”, explica a portaria.

O número de profissionais que será deslocado para este trabalho vai depender do que ficou definido no planejamento entre os envolvidos na operação. O prazo para apoio poderá ser prorrogado, caso haja necessidade.

Atuando no Estado há anos no suporte de investigações criminais e outros serviços ligados à área da segurança pública, em janeiro, o Ministério da Justiça autorizou novamente a permanência da Força Nacional por mais 90 dias em Alagoas. Desta vez para dar auxiliar a Delegacia de Homicídios da Capital na investigação de assassinatos.