O boato de uma tentativa de resgate de um reeducando levou a Secretaria de Estado da Defesa Social e Ressocialização de Alagoas (Sedres), a realizar um remanejamento de presos dentro do sistema prisional. Ao todo, 66 reeducandos serão levados para Craíbas e outros 54 vem para Maceió.
Segundo informações da Sedres, José Soares Junior, acusado de assalto e formação de quadrilha, está entre o grupo de presos que será transferido. A partir da confirmação, surgiram boatos que uma operação criminosa estava sendo montada para resgate do reeducando durante a transferência.
Por conta disso, a Secretaria decidiu adiantar para hoje a operação para a transferência. A medida visa diminuir o contato entre presos e possíveis comparsas que estejam fora da prisão. Isso porque, após a transferência para a unidade do Agreste, os reeducandos não terão acesso a qualquer tipo de aparelho que mantenha comunicação externa.
O grupo a ser transferido é considerado de alta periculosidade e tem grande influência, não apenas com os presos que estão no Baldomero Cavalcanti, mas também por manter contato com pessoas fora do sistema prisional.
O secretário Alfredo Gaspar de Mendonça, deu declarações à imprensa nas quais assumiu a postura mais firme com relação à situação destes presos. “Nessa gestão, o reeducando é quem escolhe a forma como quer pagar sua pena, se perto ou longe da família. Se estiver preso aqui e continuar a se rebelar, é transferido na hora"”, afirmou.
Várias unidades móveis da Sedres e da administração penitenciária irão participar da ação, além da Polícia Militar, através do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), da Polícia Civil com o Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (Tigre) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Veja também: 30 trios elétricos vão animar desfile do Galo da Madrugada