O Movimento Cultural Alagoano (Mova) se reunião na tarde desta segunda-feira (05) para definir as ações que serão tomadas contra a indicação da ex-prefeita do município de Piranhas, Mellina Freitas. A reunião aberta aconteceu no Espaço Cultural da universidade Federal de alagoas (Ufal), localizado na Praça Sinimbu.
O encontro ocorreu em forma de assembleia e cada participante teve três minutos para a fala. Foram tratadas questões ligadas à organização estrutural do movimento e suas diretrizes. O grupo pretende ampliar a causa de maneira a atingir toda a sociedade.
Em sua página no Facebook, o movimento já havia divulgado uma carta de repúdio à nomeação nova Secretária de Cultura. O texto têm 100 assinaturas entre artistas e grupos culturais do estado.
PETIÇÃO
Uma petição eletrônica foi criada com o intuito de adesões à Carta de Repúdio, no site Avaaz.org. A reação da opinião pública aliada à manifestação do setor cultural podem resultar em mudanças na indicação do comando da pasta.
MOVA
O movimento é formado pela classe artística alagoana e por simpatizantes da causa. As discussões do movimento surgiram há cerca de um mês e foi consolidado há uma semana com a nomeação de Melina Freitas. As bandeiras levantadas pelo movimento envolvem políticas públicas voltadas à cultura em Alagoas a partir do diálogo com a administração do estado e município.