A Imprensa Oficial Graciliano Ramos abriu credenciamento para convocar profissionais que atuam em três áreas da comunicação. O chamamento público é destinado a ilustradores, revisores e digitadores que queiram integrar um cadastro de prestadores de serviço do órgão. O edital contendo todas as informações sobre o processo seletivo, bem como a documentação exigida, está disponível no endereço eletrônico imprensaoficial.al.gov.br/licitacoes.
Também é preciso preencher um requerimento e encaminhá-lo para o email editora@imprensaoficial-al.com.br. Outros formulários estão disponíveis no site da Imprensa Oficial, a exemplo do termo que versa sobre a proteção de dados pessoais, e os candidatos que atenderem as exigências serão cadastrados como freelancers.
O credenciamento permanecerá aberto por tempo indeterminado, para que, em havendo necessidade, a Imprensa Oficial possa fazer a inclusão de novos profissionais. Isso porque o órgão vai participar ativamente da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que acontece entre os dias 31 de outubro e 09 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.

Todos os serviços poderão ser executados de forma remota, permitindo que o profissional realize suas atividades a partir de qualquer local. O prazo de vigência do contrato será de 12 meses, contados da publicação do respectivo extrato no Diário Oficial do Estado, com possibilidade de renovação. Após o deferimento, o interessado será comunicado via correio eletrônico e publicação no Diário Oficial, quando, então, será convocado a assinar o termo de credenciamento.
É a segunda vez que a Imprensa Oficial abre processo de credenciamento na área de comunicação. No período de dois anos, os serviços de produção editorial foram os mais demandados pelo órgão. Para esclarecer quaisquer dúvidas ou obter mais informações sobre a editora da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, basta encaminhar um e-mail para editora@imprensaoficial-al.com.br.
Atribuições
Os revisores ortográficos atuarão na revisão de textos diversos, incluindo livros, reportagens, artigos, relatórios técnicos, conteúdos de cartilhas, folhetos e folders, além de documentos administrativos e institucionais. Já os digitadores ficarão responsáveis não apenas por digitar conteúdos de revistas, livros e outros materiais publicados pela Imprensa Oficial, mas também por garantir a formatação adequada de cada texto, conforme as diretrizes estabelecidas pelo órgão.
Quanto aos ilustradores, serão selecionados profissionais com diferentes estilos artísticos e competências técnicas, atendendo as especificidades de cada projeto editorial e valorizando os artistas visuais alagoanos.