Dando continuidade à série de retrospectivas, o CadaMinuto traz neste domingo (14) uma matéria com os fatos policiais mais importantes de 2014.
Fevereiro
- No dia 26 de fevereiro, o empresário Guilherme Brandão, dono do Maikai, foi morto com um tiro dentro do escritório do estabelecimento, localizado no Stella Maris. Gerente do Maikai e amigo da vítima, Marcelo Carnaúba confessou o crime e foi preso quatro dias após o homicídio. Leia mais.
Março
- O advogado Marcos André de Deus Félix morreu, no dia 27 de março, após dias internado. Ele foi baleado na Praia do Francês por dois homens armados. No momento em que foi abordado, ele ainda tentou correr se escondendo em uma pousada, mas acabou sendo atingido. A polícia prendeu Janadares e Sérgio Sfredo sob a acusação de serem os autores intelectuais do crime. Leia mais.
Abril
- A residência da vereadora Heloísa Helena, que fica no bairro da Santa Amélia, foi invadida por quatro homens armados no dia 13 de abril. O filho da vereadora tentou defender a mãe durante a ação e acabou sendo agredido com uma coronhada de revólver. Leia mais.
Julho
- O corpo da nutricionista Renata Almeida Sá, 26, foi encontrado no dia 14 de julho em um matagal no bairro Santa Amélia, em Maceió. Segundo a polícia, a vítima foi localizada por moradores da região com dois tiros no rosto. Leia mais.
Agosto
- A policial militar Izabelle Pereira foi atingida por disparos de uma submetralhadora no dia 31 de agosto. A PM estava dentro de uma viatura da Rádio Patrulha, juntamente com outros três colegas, quando seguia para um chamado no bairro de São Jorge, e foi surpreendida pelos disparos.
A militar foi socorrida para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde não resistiu aos ferimentos. Leia mais.
- Jesse James foi assassinado no dia 09 de agosto, na cidade de Coruripe, onde foi vereador e assessor parlamentar. A vítima havia recebido uma ligação e, em seguida, foi a um posto de combustíveis desativado, localizado na saída da cidade. Logo após foi levado ao escritório pelo homem que supostamente fez o contato telefônico e lá teria recebido os disparos. Leia mais.
Setembro
- O vereador pela cidade de Piaçabuçu, Antonio Cezar Carmo (PSDB), foi assassinado, a tiros, na tarde do dia 10 de setembro no Povoado Lagoa Azeda, na cidade de Jequiá da Praia. A vítima, que também era advogado, foi atingida pelos disparos enquanto seguia em sua caminhonete. Leia mais.
- No dia 05 de setembro, o ex-participante do Big Brother Brasil, Yuri Fernandes, e a namorada, Ângela Souza, ex-bailarina do Faustão, foram detidos em um hotel, em Cruz das Almas, após uma briga que resultou em agressão mútua. À polícia, Ângela afirmou que a discussão teve início quando ela pegou o telefone celular do namorado para acessar as mensagens dele publicadas em uma rede social. Ao perceber o que estava acontecendo, Yuri teria desferido um soco no rosto da mulher. Já o ex-bbb afirmou que estava deitado no chão quando a mulher chutou o seu rosto. Yuri foi detido em flagrante e ficou preso na Delegacia da Mulher, sendo liberado no dia seguinte. Leia mais.
- O ex-deputado estadual Gilberto Gonçalves foi preso, no dia 28 de setembro, em Rio Largo, acusado de ter facilitado a fuga de um motorista acusado de crime eleitoral. Leia mais.
- O advogado Diógenes Tenório Júnior, filho do secretário de Defesa Social Diógenes Tenório, foi encaminhado para a Central de Flagrantes acusado de ter desacatado funcionários do Detran/AL, durante uma blitz, na noite do dia 17 de setembro, no Conjunto Residencial Aldebaran, na parte alta da cidade. Leia mais.
- O irmão do vereador Almir Belo, Alisson Belarmino, foi morto a tiros no dia 24 de setembro, no Distrito Rocha Cavalcante, em União dos Palmares, após ter se desentendido com o amigo e companheiro de campanha Eduardo Pedrosa depois um comício na região. Testemunhas do crime apontam Eduardo Pedrosa, sobrinho do vice-prefeito, como o autor dos disparos.Leia mais.
- Felipe Paulino Vasconcelos, 21, assassinou as duas irmãs e depois cometeu suicídio, durante a madrugada do dia 16 de setembro, no apartamento da família, localizado na Rua Cícero Virgílio Torres, no Edifício Andréia, no bairro do Pinheiro. Leia mais.
Outubro
- No dia 27 de outubro, a delegada da Polícia Civil Maria Tereza Ramos Albuquerque foi presa. As primeiras informações davam conta de que ela, após uma discussão, atirou no namorado, o policial civil Jeferson Gomes. A vítima disse, dias depois da agressão, que o tiro foi acidental. Leia mais.
- No dia 08 de outubro, oito vereadores de Joaquim Gomes foram presos enquanto participavam da sessão ordinária na Câmara Municipal. As prisões aconteceram em cumprimento a mandados de prisão expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. A operação, denominada de “Mensalinho”, investigou o pagamento de propina entre o Legislativo e o Executivo Municipal. Leia mais.
- Um adolescente de 13 anos foi atropelado e morreu, na noite do dia 27 de outubro quando atravessava num cruzamento da Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol, em Maceió. O acidente aconteceu por volta das 18h, nas proximidades de um supermercado. Segundo testemunhas, o menor, identificado como Fabrício Jorge Cavalcante de Melo, atravessava a avenida na faixa de pedestre quando foi atingido por um veículo que teria furado o sinal vermelho, atropelando e matando o jovem. Leia mais.
- Um grave acidente envolvendo dois veículos da Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) deixou um um agente morto e cinco feridos, na noite do dia 08 de outubro, na ladeira Varrela, entre os municípios de Pilar e São Miguel dos Campos, interior de Alagoas. Os policiais estavam em perseguição a um criminoso quando os veículos se chocaram. Leia mais.
- Uma confusão envolvendo o candidato a senado Coronel Brito (PEN) e uma eleitora acabou na Central de Flagrantes, no final da manhã do dia 05 de outubro, domingo de eleições. O candidato deu um tapa no rosto da eleitora após uma discussão na fila de votação, no bairo de Cruz das Almas. Leia mais.
Novembro
-No dia 04 de novembro, uma operação do Gecoc, com a participação do Bope, resultou na morte de cinco homens que, de acordo com o Ministério Público, iriam praticar um assalto em uma residência no bairro de Guaxuma, onde havia uma quantia de R$ 200 mil. Fabiano Silva da Rocha, Willames Torres da Silva, Fábio Teixeira de Lima, João Victor e um homem que não teve o nome divulgado foram mortos, segundo o MP, durante uma troca de tiros com policiais do Bope. Leia mais.
- Na manhã do dia 21, o trabalhador da construção civil Misael Manoel dos Santos foi vítima de uma abordagem praticada por três jovens, no StellaMaris. Na ação, a vítima foi obrigada a se deitar no chão como em uma revista policial. Leia mais.
- O assalto a uma van, na noite do dia 14 de novembro terminou com o assassinato de um cabo da Polícia Militar de Alagoas. Edvaldo Teotonio Gomes, de 46 anos, estava à paisana quando foi executado por três criminosos durante um assalto, nas proximidades da sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Tabuleiro. Lei mais.
Dezembro
A Polícia Federal deflagrou no dia 12 de dezembro a Operação Farnel, resultado das investigações que apontaram o envolvimento de diretores de 21 escolas estaduais de Alagoas em um esquema criminoso na fraude de aquisição de merenda escolar e outros produtos. Os acusados, segundo as investigações, recebiam 10% de propina das empresas envolvidas para manter o esquema dentro das unidades educacionais. Leia mais.