O prefeito Rui Palmeira fez um breve balanço referente às ações de infraestrutura em Maceió e pontuou algumas das entregas que deverão ser realizadas até o final do ano. Nesta quarta-feira (26), o gestor afirmou à reportagem que a capital “se tornou um verdadeiro canteiro de obras” e destacou que os serviços estão sendo realizados nas partes alta à baixa, citando a construção de novas vias, como a Paulo Holanda, e o recapeamento de ruas em diversos bairros, a exemplo do Graciliano Ramos.
Rui disse que as ações fazem parte do planejamento de reestruturação da mobilidade urbana de Maceió. Entre as entregas, a mais significativa neste sentido é da Avenida Paulo Holanda, que é paralela ao Hospital Universitário, no Tabuleiro do Martins. Segundo o prefeito, a nova via está em fase de conclusão e, quando entregue, beneficiará cerca de 90 mil pessoas, além de desafogar o trânsito na rotatória da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
“As obras na Paulo Holanda foram muito trabalhosas e houve paralisações parciais dos serviços da Secretaria de Infraestrutura por conta das condições do tempo. A assinatura da ordem de serviço coincidiu com o início do inverno e, com as chuvas, o cronograma não pôde seguir conforme o previsto. No entanto, já foi feita a drenagem, a terraplanagem, e agora está sendo feita a base. Tão logo será iniciada a pavimentação e deveremos inaugurar a avenida até o final do ano”, disse Rui.
A Paulo Holanda tem aproximadamente quatro quilômetros de extensão e a construção recebeu um investimento de R$ 3.793 milhões em recursos próprios do município recolhidos por meio do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). De acordo com a Seminfra, a via foi projetada para contemplar drenagem, pavimentação asfáltica, linha d’água, meio fio e sinalização.
O prefeito citou as obras que estão sendo realizadas na Avenida Nações Unidas, no bairro Santa Lúcia, além da recuperação de vias transversais na mesma região. Segundo Rui Palmeira, os serviços foram orçados em cerca de R$ 1,8 milhão, também em recursos próprios, e contemplarão mais de 1,6 quilômetro de pavimentação e pouco mais de 800 metros de drenagem.
Rui também falou sobre os serviços realizados no Conjunto Graciliano Ramos, no Tabuleiro do Martins, onde mais de 22 mil metros quadrados de área passaram por terraplanagem e drenagem. “O próximo passo é a pavimentação e a previsão é de que entreguemos as obras concluídas também até o final do ano. A reestruturação da mobilidade urbana faz parte do nosso compromisso com Maceió e continuaremos avançando em todos os bairros, assim como temos feito desde o início da gestão”, concluiu o prefeito.