Atualizada às 17h25

A Secretaria de Estado de Ressocialização e Integração Social (Seris) registrou, na tarde desta quarta-feira (26), uma tentativa de resgate a custodiados no Presídio Cyridião Durval, no Sistema Prisional. À reportagem do CadaMinuto, a assessoria de imprensa do órgão informou que dois homens aguardavam, do lado de fora, os detentos que fugiriam por um buraco cavado na cela 11 do módulo 2 da unidade prisional.

Os homens chegaram em dois carros e, no momento em que ocorreria a fuga, começaram a atirar contra os agentes penitenciários do Grupo de Intervenção Tática (GIT), que revidaram os tiros. Segundo a Seris, estavam com arma de grosso calibre, a exemplo de um rifle 44. Após os disparos, o reeducando Felipe Santos Pires foi atingido de raspão no ombro. Ele recebeu os primeiros atendimentos na ala médica do próprio Sistema Prisional e depois foi encaminhado ao Hospital Geral do Estado (HGE). A assessoria não informou por qual motivo o reeducando cumpre pena.

A Seris classificou a tentativa de resgate como “uma ação ousada” e afirmou que as imagens do sistema de monitoramento do presídio serão analisadas na tentativa de identificar os homens e os veículos que facilitariam a fuga. Apenas o reeducando ficou ferido e ninguém foi preso.

A Seris informou, ainda, que está sendo feita uma contagem minuciosa para constatar se há algum foragido. Agentes da Força Nacional e o juiz da 16ª Vara de Execuções Penais, José Braga Neto, acompanham a ação.