A Biblioteca Pública Estadual reabriu suas portas, na noite desta terça-feira (25), após passar quatro anos sem receber visitas em virtude da restauração iniciada em 2010. O acervo, que fica situado no Palacete Barão de Jaraguá, no centro de Maceió, foi reinaugurado durante solenidade marcada por homenagens, cultura e encenações artísticas em homenagem ao escritor Graciliano Ramos, que agora dá nome ao local.

Entre convidados e autoridades políticas, o governador Teotonio Vilela Filho e secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viegas, discursaram em tom de “dever cumprido” pelo resultado apresentado durante a solenidade. Com uma estrutura moderna, acessível e informatizada, o acervo foi restaurado por meio de um convênio entre o Estado e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), que investiram cerca de R$ 3,4 milhões.

Agora, o espaço conta com 54 ambientes, divididos entre salas de livro, exposições e setores administrativos. Entre os destaques da restauração estão a instalação de dois telecentros, setor em braile, acervo de obras raras, Memoriais Graciliano Ramos e da Biblioteca Pública Estadual. O acervo conta cerca de 70 mil publicações, das quais quase 10 mil já podem ser consultadas virtualmente. Segundo o secretário Osvaldo Viegas, o objetivo é disponibilizar todos os volumes em uma plataforma digital.

Relembrando fatos históricos do Barão de Jaraguá e Barão de Penedo, como rixa entre os nobres, o governador destacou, durante o discurso, a importância da Biblioteca, cujo prédio completou 149 anos em 2014. Teotonio Vilela Filho disse, ainda, que a história do acervo se confunde com a história de Maceió.

“É um momento histórico tal qual este prédio, que foi restaurado e teve a sua biblioteca restituída. Tratamos do resgate de um passado, trazendo-o de volta, contado de uma forma estruturada após uma cuidadosa restauração. É um prédio cheio de história que nos leva às raízes. Foi demorado sim, mas uma restauração não é uma reforma. Agora estamos entregando um espaço sagrado, do saber, para a abertura das pessoas para o mundo todo”, disse Vilela.

O secretário de Cultura também destacou a importância do acervo à população. "Estamos dando passos de dignidade que colocam essa biblioteca com um pé no século XXI. Um espaço renovado que propicia o hábito da leitura. O desafio é que nós passemos a ler mais, assim como países vizinhos. A biblioteca nunca está pronta. Há uma necessidade constante de atualização", comentou Viegas.

Também presente na solenidade, o prefeito Rui Palmeira afirmou que a Biblioteca é um presente para os maceioenses. "Este é um presente antecipado aos bicentenário de Maceió, que comemoraremos em breve. A restauração da Biblioteca Pública Estadual é de extrema importância aos maceioenses, principalmente pela importância histórica e arquitetônico. Com essa inauguração, o governo estimula a leitura, que representa a abertura de novos horizontes. Maceió só tem a agradecer", disse o prefeito.

Serviço

Biblioteca Pública Estadual de Alagoas

Praça D. II nº 57, Centro – Maceió Alagoas, Cep: 57020-130

Telefone:(82) 3315 7877 / 3315 7865

E-mail: bpeal@bol.com.br

Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.