Um protesto de parentes de detentos do sistema prisional de Alagoas interrompeu o trânsito na rodovia BR-104, na tarde deste domingo (09), em Maceió. A mobilização aconteceu após as mulheres serem impedidas de entrarem no complexo penitenciário para visitar os presos.
Mães, irmãs e companheiras dos reeducandos se amontoaram na entrada do presídio e culpavam a administração da unidade pelo bloqueio das visitas. Sem poder passar o domingo com os parentes, as mulheres reclamavam de terem ‘perdido’ as marmitas preparadas para entregar aos detentos.
Em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), o CadaMinuto foi informado que o problema aconteceu devido uma falta de energia na Casa de Custódia de Maceió, o Cadeião. Como as visitas são liberadas das 9h às 14h, o horário para entrada as mulheres acabou se encerrando, provocando a indignação delas.
Segundo a assessoria, a situação ficou pior por conta do gerador que não funcionou, mesmo após ser acionado com a queda de energia. “Infelizmente, esse grupo de 15 mulheres não pode entrar porque o local onde são realizados todos os procedimentos de revista estava escuro e a decisão de interromper as visitas foi por questões de segurança. No entanto, a maioria das mulheres que vieram visitar os presos conseguiu entrar na unidade”, concluiu a assessoria.
O bloqueio foi encerrado com a chegada do Batalhão de Policiamento de Guarda (BPGd) que conversou com as mulheres. O Corpo de Bombeiros também esteve no local para fazer a lavagem da pista, já que durante o protesto, foram queimados pedaços de madeira na rodovia.