Um menor de idade, acusado de praticar um assalto a uma passageira de ônibus, foi espancado por populares, na tarde desta terça-feira (28), no bairro da Pajuçara, em Maceió. O linchamento só teve fim com a chegada da polícia.
O coordenador da Oplit (Operação de Polícia Litorânea), Fábio Esperon, informou ao CadaMinuto que o adolescente estava num coletivo e abordou uma mulher, roubando celular e R$ 400 em dinheiro.
Após o assalto, o rapaz tentou correr e a vítima pediu ajuda. Populares conseguiram segurá-lo e assim iniciou-se uma série de socos e pontapés, como mostram as imagens gravadas por celular que foram postadas numa rede social.
No vídeo, aparece o jovem no chão sendo espancado num posto de combustíveis. Ele ainda consegue correr, mas logo é alcançado e novamente alvo da raiva dos populares, inconformados com o crime.
As pessoas ainda pediam para ele confessar o assalto, mas com as negativas, o menor continuava sendo linchado. É possível, no vídeo, ouvir uma pessoa pedindo para que parassem o espancamento, mas sem êxito. O menor ficou apenas de cueca, após retiraram o short que trajava.
A polícia chegou ao local e evitou a morte do rapaz, que foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Hospital Geral do Estado. De acordo com a Oplit, o estado de saúde dele era grave. “Ele ficou bastante ferido e não conseguia falar muita coisa. Foi socorrido ao hospital”, disse Esperon.
O dinheiro e celular foram devolvidos à vítima que não quis prestar queixa do assalto. Por isso, após receber alta do hospital, o rapaz será liberado.