Uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes), da Polícia Militar de Alagoas, foi acionada, nesta quarta-feira (15), para controlar o motim registrado no Presídio do Agreste, situado em Girau do Ponciano. À reportagem do CadaMinuto, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Ressocialização e Integração Social (Seris) afirmou que o tumulto, já controlado, foi gerado por custodiados de três módulos da unidade, no entanto o órgão ainda não confirma se há feridos.
A Seris informou que o tumulto teve início durante o banho de sol no final da manhã, por volta das 11h, quando o Pelopes foi acionado. Questionada sobre a causa do motim, como uma possível superlotação, a assessoria do órgão explicou que ainda estão sendo levantadas informações e ainda não se sabe o motivo. Além da guarnição do pelotão, agentes da administração do presídio também participaram da ação para conter os detentos.
O secretário-adjunto da Seris, tenente-coronel Marcos Sergio, e o superintendente de Administração Penitenciária, major Henrique do Carmo, estão no local para acompanhar os trabalhos de revista e registro da ocorrência que estão sendo realizados na unidade por militares do Pelopes.
A assessoria acrescentou, ainda, que as informações divulgadas até o momento são iniciais, devendo atualizá-las à imprensa posteriormente.