Cerca  de 40  crianças  e adolescentes que integram o Projeto  Ponto de Cultura Baú dos Guerreirinhos  próximo ao  antigo lixão de Maceió,AL  realizam visita ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em União dos Palmares, Alagoas.

A visita que acontece na quarta-feira, dia 15 de outubro,  é uma ação integrada do Instituto Raízes de Áfricas,  da Juventude Negra Independente de Alagoas,   Prefeitura de Maceió e do Centro Ambiental São Bartolomeu.

O Centro Ambiental São Bartolomeu tem sede em Riacho Doce,AL sob coordenação  de Ana Lucia Ferraz e Eduardo Normande.

 Além de conhecer o Parque  Memorial , o principal motivo do passeio  é despertar  junto a meninos e meninas o olhar de  valorização para a historicidade do Quilombo dos Palmares,como primeira República Negra e Livre da América Latina, como também  o sentimento de pertencer a esse capítulo grande da  história do Brasil.

Para todos os jovens essa é  a primeira vez que  visitam o Quilombo dos Palmares.

"A viagem tem sido motivo de euforia  contagiante"- afirma Fernanda Monteiro, educadora social do Projeto e coordenadora Juventude Negra Independente de Alagoas .

"A visita ao Parque  certamente representará  muito para essas crianças. Além de se enriquecerem culturalmente é uma oportunidade rara de lazer e turismo para quem normalmente vive uma vida de privações"- complementa Fernanda.

A visita ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares será dirigida pelo guia de turismo, Carlos dos Santos, de União dos Palmares.