Pelo menos 100 residências do conjunto Maria José Santana de Oliveira, em Joaquim Gomes, estão sendo desocupadas em cumprimento de reintegração de posse, na manhã desta terça-feira (23) pelo Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar. O local foi ocupado por famílias ligadas ao Movimento Via do Trabalho há pelo menos seis meses.
De acordo com informações do capitão Sandro, que comanda a operação, a reintegração de posse foi expedida pela Justiça da comarca de Joaquim Gomes atendendo a solicitação da construtora responsável pela obra. Segundo a polícia, as 315 casas que compõem o conjunto não chegaram a ser finalizadas por conta da invasão em 100 unidades.
O local é destinado a famílias vítimas das enchentes que atingiu a região em 2010. “A operação de reintegração de posse teve início nas primeiras horas da manhã de hoje e conta com o apoio do Bope e da Polícia Militar. Uma viatura do Samu também foi deslocada para dar suporte, mas todo o trabalho transcorre de forma pacífica”, disse o capitão Sandro.
A pedido da coordenação do movimento Via do Trabalho, a prefeitura do município autorizou que caminhões realizassem a mudança das famílias que não tem residência para ficarem alojadas em um ginásio de esportes da cidade. Já as famílias que possuem residência, serão encaminhadas para os locais.