Convocatória

 

A II Marcha ( Inter) Nacional Contra o Genocídio do Povo Negro  é uma iniciativa da Campanha Reaja ou será Mort@ e acontece em vários estados do Brasil no dia 22 de agosto, e como Alagoas de Zumbi  traz em sua história formativa  a violência secular, persistente contra a população negra , o Instituto Raízes de Áfricas entrou em contato com Andréia Silva Santos, presidenta nacional da Marcha  para  incluir Alagoas no processo, afinal estamos no ranking nada respeitoso do estado que mais mata jovens negros. De acordo com pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado em novembro do ano passado, em Alagoas, para cada não negro assassinado, 17,4 negros são mortos. A taxa é considerada uma das mais altas do país.

Falamos com a presidenta para discutir das estratégias e colher aconselhamentos e  Andréia passou algumas instruções importantes: “Temos aconselhado as irmãs e irmãos que leiam a carta de princípios da campanha Reaja/II Marcha (Inter) Nacional Contra o Genocídio do Povo Negro e  após que seja promovida uma discussão  com os interessados em seu estado/comunidade. Após a concordância,   formalizamos o comitê do estado e a participação na Marcha”

E para discutirmos a Carta de Princípios e a formação da Comissão Estadual para a  II Marcha ( Inter) Nacional Contra o Genocídio do Povo Negro o Instituto Raízes de Áfricas faz o convite  as organizações negras em particular,  as organizações do movimento social, de um modo geral pessoas e instituições compromissadas com os direitos humanos  para reunião ampliada, dia 01 de agosto, às 10 horas no auditório térreo da Federação das Indústrias do estado de Alagoas, que fica no bairro do Farol.

Segundo, Andréia: “É muito importante, Arísia, termos mulheres negras a frente dos comitês e do processo de construção da II Marcha. Muito bom , mesmo, ter Alagoas! Sabemos dos índices de violência e morte por aí!.

E finaliza: “Estamos em Marcha! Estamos dando um salto de unidade e autonomia, de solidariedade e luta contra o racismo e pela vida.  Estamos vivendo um processo de genocídio e é contra ele que estamos marchando. Pela vida do povo negro!!!

Então, anota aí em tua agenda prioritária: Reunião ampliada: dia 01 de agosto, às 10 horas no auditório térreo da Federação das Indústrias do estado de Alagoas, no Farol.

Confirme presença pelo e-mail: raizesdeafricas@gmail.com

Chamamos todas e todos para essa II Marcha Nacional Contra o Genocídio do Povo Negro de forma autônoma, independente e revolucionária.

Você vem?