Organizado pelo Coletivo Pretas Candangas, o Festival Latinidades é um evento continental, considerado o maior festival de mulheres negras da América Latina e Caribe e acontece em Brasília, no Museu da República,no período de 23 a 28 de julho.
Criado, em 2008 o Festival surgiu com intuito de não só dar visibilidade ao Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, como também fortalecer a imagem das mulheres negras como detentoras de saberes indispensáveis para uma sociedade livre de desigualdades de raça, gênero/sexualidade, classe e territorial.
Uma outra meta é abrir espaço para convergir debates e iniciativas do estado e da sociedade civil, relacionadas à promoção da igualdade racial e enfrentamento ao racismo e sexismo.
A programação do festival Latinidades- com foco na herança, tradição e ancestralidade contará com palestras ministradas por mulheres negras, nacionais e internacionais, que vão falar, entre outros assuntos, sobre os ancestrais do negro, a diáspora negra, a luta mundial por igualdade entre as mulheres, política, liberdade e feminismo negro.
Haverá,ainda, atrações como shows, saraus, performances, espetáculos teatrais, moda, artesanato, culinária, capoeira, lançamentos literários e oficinas artísticas.
Como abrange uma grande área geográfica, vários países da região são parceiros do projeto, como Cuba e a Colômbia, permitindo uma expansão maior de todas as discussões sugeridas para os dias de evento.
E, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, o Instituto Raízes de Áfricas, AL participa do Festival Latinidades visando o diálogo de novos fazeres e saberes, como também a troca de experiências.