Encontro Regional dos Programas de Educação Tutorial [ENEPET 2014]

05/06/2014 21:00 - Fábio Guedes
Por Fábio Guedes Gomes
Image

Prezados leitores, novamente me encontro em viagem dessa vez para participar do décimo terceiro encontro dos Programas de Educação Tutorial da região Nordeste, realizado em Campina Grande, Paraíba. Trata-se de um programa com três décadas de existência no Brasil, financiado pelo Ministério da Educação e responsável pela formação de excelentes quadros humanos e técnicos durante todos esses anos.

No Brasil existem mais de 700 grupos nas mais diversas áreas do conhecimento. Esses grupos contam com bolsas de apoio aos estudantes e verbas de custeio necessárias ao desenvolvimento de atividades nos três pilares básicos da Universidade, pesquisa, ensino e extensão. A responsabilidade dos grupos é assumida por um professor tutor, geralmente com doutorado, que coordena as ações do grupo e estimula a gestão participativa e coletiva.

Em 2010, o governo federal deu um importante passo na ampliação do número dos grupos no país, lançando um edital para a abertura de 300 novos. Foi uma expansão espetacular, ao contrário das ameaças de fechamento do Programa no final da decada de 1990.

A Universidade Federal de Alagoas conta hoje com 12 grupos de educação tutorial. Cada grupo tem 12 aluno no máximo e os pioneiros foram de Engenharia Civil, Letras Psicologia, Economia e Arquitetura e Urbanismo. Esses grupos já completaram 25 anos de existência ano passado. Os mais novos são Engenharia de Pesca [Penedo], Serviço Social [Maceió], Engenharias [Delmiro Gouveia], Engenharia Ambiental [Maceió], Conexões de Saberes [Palmeira dos Índios], Engenharia Química [Arapiraca] e Ciência e Tecnologia [Maceió].

A presença da UFAL em Campina Grande é sintomática da união e articulação do Programa na Instituição. São mais de 800 pessoas inscritas e participando do evento, e os grupos de Alagoas rivalizam com Pernambuco em número de participantes. 

A abertura do evento foi nessa quinta-feira a noite, com apoio irrestrito de duas Universidade Públicas do Estado, Universidade Federal de Campina Grande [UFCG] e Universidade Estadual da Paraíba [UEPB]. Lembrando ainda que o Estado da Paraíba ainda conta com mais uma Instituição, a Universidade Federal da Paraíba [UFPB]. Que diferença em relação à Alagoas...o estado com o maior nível percentual de analfabetos em relação a população total [22%].

Enfim, o Encontro se estende até esse domingo [09/06], com palestras, apresentação de trabalhos e mesas redondas. A organização do evento provou muita competência e qualidade, dando um verdadeiro exemplo de planejamento.

Na próxima sexta-feira, após a abertura do Mundial de Seleções, retornaremos com mais um artigo sobre a economia alagoana. Bom final de semana a todos. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..