Com foco na adaptação ao serviço operacional diário, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) realizou durante toda esta semana o Estágio Operacional Ambiental – Nível I, com cerca de 20 alunos do Curso de Formação de Praças (CFP), turma 2013.
As instruções tiveram início na segunda-feira, dia 05, na sede do Ibama , onde os alunos e policias do BPA participaram de uma aula específica sobre Legislação Ambiental, ministrada pelo sargento Jeilson. Na ocasião, os participantes do estágio tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da Lei 9.605/98 – que dispõe sobre os crimes ambientais.
Na segunda etapa houve a demonstração de técnicas de policiamento ambiental, noções sobre fauna e flora regional e cubagem de madeira. O instrutor foi o sargento Edvan. Finalizando as atividades no Ibama, o chefe do Núcleo de Fiscalização Ambiental, Felipe, fez uma palestra sobre as atividades do órgão.
Já na Escola Veterinária do Cesmac em Marechal Deodoro, o professor Isaac Albuquerque e a médica veterinária Jayane, mostraram a parte prática de contensão de animais selvagens. Nesta etapa os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática o que foi aprendido na teoria.
Por conta disso, eles aplicaram técnicas para conter animais peçonhentos como cobras e também outros animais silvestres frequentemente resgatados nas ações do BPA, como é o caso de jacarés e aves de diversas espécies.
Segundo o aluno Ricladson, um dos participantes do estágio, as técnicas que estão aprendendo nesta semana são de fundamental importância para o futuro trabalho na Unidade, principalmente para a captura de animais selvagens. “Creio que vamos sair daqui habilitados e com a certeza de que vamos prestar um bom serviço à sociedade alagoana”, salientou.
O estágio foi encerrado nesta sexta-feira (09), com uma trilha ecológica na Área de Preservação Ambiental do Catolé, onde o grupo pode observar diversas espécies da mata atlântica além de aprender técnicas de incursão na mata para coibir a caça ilegal e o desmatamento.
Para o tenente-Coronel José Batista de Oliveira, comandante do Batalhão Ambiental, é de suma importância que o policial militar em formação faça estágio nas unidades da Policia Militar as quais se identifiquem com o tipo de serviço.
“No caso desses alunos, todos, após o estágio, mostraram capacidade técnica profissional para o trabalho na área ambiental. Podemos citar que dentre eles, haviam biólogos, geógrafos, veterinários, engenheiros florestais e zootecnistas, especialidades estas que serão de grande importância para os projetos e convênios que estão sendo firmados com vários órgãos ambientais”, frisou Oliveira.
O Batalhão Ambiental é uma unidade especializada da Policia Militar de Alagoas, ligada ao Comando de Policiamento do Interior, que além das atividades de fiscalização ambiental e combate aos crimes ambientais, atua também dando apoio as unidades operacionais do interior e da capital, em operações conjuntas ou isoladas.