O Instituto Raízes de Áfricas, uma das representações do movimento, em Alagoas recebeu convite da Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidência da República para participar do Seminário “Movimentos sociais, Participação e Esfera pública”, que acontece, em Brasília, nos dias 23 e 24 de abril.
O Seminário, que acontece no Auditório do Anexo I, Palácio do Planalto. tem como objetivo a apresentação e diálogos sobre os resultados preliminares da pesquisa “Movimentos Sociais e Esfera Pública – Impactos e desafios da participação da sociedade civil na formulação e implementação de políticas governamentais”, desenvolvida pela UFRJ/SG.
Sobre o Seminário.
Após sua irrupção no final dos anos de 1970 e sua consolidação nos anos 1980 durante a chamada “era dos movimentos populares”, de sofrerem recuos nos anos 1990 e de estabelecerem, nas últimas décadas, relações diferenciadas com as políticas públicas e com o Governo Federal, como se comportam hoje os movimentos sociais?
Para compreender esta e outras perguntas, a Secretaria-Geral da Presidência da República e o Colégio Brasileiro de Altos Estudos do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro vem desenvolvendo, desde novembro de 2013, a pesquisa: “Movimentos Sociais e Esfera Pública – Impactos e desafios da participação da sociedade civil na formulação e implementação de políticas governamentais”.
Trata-se, portanto, de uma primeira apresentação pública de seus resultados preliminares e de uma oportunidade para juntos, lideranças sociais, gestores públicos e pesquisadores, a partir desta produção de conhecimento, além de buscar “compreender a dinâmica dos movimentos sociais na sua relação com as políticas públicas do governo federal”, buscar também compreender as transformações sociais na sociedade brasileira contemporânea.
PROGRAMA:
Quarta-feira, 23 de abril
18h30 – Mesa de abertura: A participação dos movimentos sociais nas Políticas Públicas – limites e desafios.
Presença de representantes de:
Ministro Gilberto Carvalho - SG
José Sérgio - Colégio Brasileiro de Altos Estudos/UFRJ
1 representante da Marcha das Margaridas/Contag e/ou MST
Coordenador da mesa: Paulo Maldos - Secretário Nacional de Articualção Social/SG-PR
Quinta-feira, 24 de abril
Manhã
8h30 – Apresentação de um panorama geral do processo da pesquisa
9h - Apresentação e aprofundamento dos resultados da pesquisa UFRJ em oficinas temáticas:
a) Movimentos sociais rurais
b) Movimentos sociais urbanos
c) Movimento negro
d) Movimento indígena
e) Movimentos de mulheres
f) Movimento LGBT´s
g) Movimentos de juventude
h) Movimento Sindical
16h – Mesa de síntese final e desdobramentos da pesquisa
Coordenada por: Selvino Heck – SG e Beatriz Heredia - UFJR
- --
Aline de Sá Souza
Secretaria-Geral da Presidência da República
Secretaria Nacional de Articulação Social
Departamento de Educação Popular e Mobilização Cidadã
Palácio do Planalto
Anexo II Térreo Ala A Sala 101
70.150-900 Brasília-DF