Choques elétricos, contusões e lombalgias foram alguns dos acidentes evitados com a implantação do Projeto “Quase acidentes” nas Indústrias Reunidas Coringa. Trazido para o Sistema de Gestão Integrada (SGI) pelo gerente de Recursos Humanos, Gustavo Freire, o processo visa registrar e controlar ocorrências de quase acidentes por ações preventivas que eliminem ou reduzam riscos ocupacionais em saúde, segurança e meio ambiente.

“Se uma máquina industrial está operando sem dispositivo de segurança ou uma telha estiver parcialmente solta no teto do galpão industrial e um funcionário atento registra a situação, automaticamente o SGI toma as providências cabíveis junto ao Gestor da área antes que aconteça uma tragédia maior. Isso é o “Quase Acidentes”, afirmou o coordenador do SGI, Benedito Rodrigues, que aponta uma redução de 40% nos acidentes da empresa após a implantação do projeto e de outras ações como inspeções diárias de segurança, treinamentos contínuos e atuação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

O projeto que começou ano passado foi intensificado este ano com ações, incentivos e divulgações internas. Em 2014 já foram preenchidos 35 registros por funcionários de diversos setores. Segundo o gestor de RH, Gustavo Freire, hoje já é possível gerenciar melhor os acidentes dentro da fábrica. “Os maiores riscos estão no setor industrial, por isso decidimos começar por lá. Este ano, o programa deverá ser estendido também para os setores administrativos da empresa”, concluiu Gustavo Freire.

Qualquer colaborador diante de uma situação considerada perigosa para seu bem estar e de seus companheiros, poderá solicitar um formulário a liderança da área, realizar o registro e depositar em uma das dezesseis urnas espalhadas por toda indústria. Na sexta (21), uma reunião organizada pelo SGI, abordou resultados e acidentes evitados. Todos os colaboradores que contribuíram com o projeto participaram de um sorteio realizado como forma de agradecimento pelo ato que ajuda a preservar e salvar vidas.