Reunião marca diálogo entre sociedade civil e prefeitura de Maceió,AL, sobre Tarifa Zero.

30/01/2014 21:11 - Raízes da África
Por Arísia Barros

Aconteceu na última terça-feira, 28, reunião de representantes da sociedade civil, estudantes e trabalhador@s  com o Superintendente  Municipal de Transportes e Trânsito SMTT, Tácio Melo da Silveira  e Renata Fonseca,  Secretária Municipal de Finanças  tendo como pauta de discussão o Projeto Tarifa Zero.

Durante a reunião,articulada pelo Instituto Raízes de Áfricas, que aconteceu na sede da Prefeitura de Maceió, foram apresentadas questões referentes à mobilidade urbana e à eficiente infraestrutura existente para o transporte, como  terminais etc. 

 Como discutiu-se, também, o consenso  geral  d@s usuári@s sobre o  transporte público considerado ruim e ineficiente, com passagens caras e ônibus frequentemente superlotados, veículos em condições ruins, além do grande tempo de espera nos pontos de ônibus.

Segundo o consenso geral  da representação da  sociedade civil presente à reunião: "É preciso  que tenhamos o entendimento que os problemas decorrentes do  transporte referem-se à lógica urbana e devem ser entendidos a partir desse  processo. Para tanto é preciso que os órgãos institucionais se debrucem sobre cobrança da melhoria do serviço prestado, como também a possibilidade de  democratizar o preço das passagens, através da Tarifa Zero."

E foi colocado em pauta a responsabilidade da  prefeitura em  definir questões como a quantidade de veículos, a vida útil da frota, o número de linhas e horários, itinerários e pontos de parada. Enfim , tudo o que for preciso para  propiciar qualidade , segurança e eficiência no o ir e vir da população de todos os bairros..

Os representantes do prefeito Rui Palmeira afirmaram que: "Nossa intenção  é trabalhar junto com a sociedade civil para chegarmos a um denominador comum sobre a possibilidade de investimentos para a  implementação da Tarifa Zero."

Ao final da reunião, ficou decidida a formação de uma comissão com quatro representantes da sociedade civil e três do governo municipal.  Dentro de cerca de  15 dias, os representantes da sociedade entregarão a Prefeitura uma proposta de projeto que possibilitará- a  partir dos esforços envidados pelo  poder público- a real implementação da Tarifa Zero.

Participaram da reunião pela sociedade civil: Arísia Barros- Instituto Raízes de Áfricas,  Daniel Moura, Bicicletada de Maceió, Vanessa Vassalo, Bicicletada/UFAL, Evo Moraes, Diretório dos estudantes de Arquitetura/UFAL,  Wibsson R. Lopes-ANEL/DCE/UFAL, Fernanda Brandão, , estudante de direito, representante do IDEAL - Instituto para o Desenvolvimento das Alagoas, Gildo Santana de Souza- Ciclistas Corredores, Renan Silva, Arquiteto e urbanista e Isadora Padilha, Vice presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil.

A Tarifa Zero é uma das demandas que as ruas manifestaram nos levantes de Junho, 2013.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..