Quilombo dos Macacos, na Bahia, é invadido por fuzileiros navais.

30/01/2014 12:49 - Raízes da África
Por Arísia Barros

 

A área quilombola Rio dos Macacos, situada em Simões Filho, cidade da região metropolitana de Salvador/BA está sendo alvo, na tarde desta quinta-feira, 30 de janeiro, de mais  uma invasão de fuzileiros navais.

Segundo o militante negro, Hamilton Borges Onirê, que neste momento se desloca para o Quilombo Rio dos Macacos, juntamente  com vários militantes da Bahia,  um grupo de 20 fuzileiros, junto com representante do Ministério da Defesa, adentraram ao quilombo, agredindo pessoas, e derrubando varias casas, botando terror na população do quilombo.

Mais uma vez  os marinheiros utilizaram da violência para abordar os quilombolas. Uma prática recorrente a todas as abordagens no quilombo.

As coações já foram denunciadas ao Ministério Público Federal (MPF), que já recomendou atuação do comando frente à qualquer tipo de constrangimento "moral e físico" contra quilombolas, em 2012.

Na época uma moradora afirmou:"A gente quer conversar com [a presidente] Dilma sobre a nossa situação. Perdemos quatro vidas, um deles foi morto por um sargento, em frente ao quilombo. As outras foram depois do despejo, de infarto, na sala de cirurgia, todas com relação [ao conflito]. Temos idosos. Minha filha, que tem quatro anos, não dorme durante toda a noite. Ela tem medo, grita que os homens vão matar", diz Rosimeire dos Santos, que tem quatro filhas. A Defensoria Pública do Estado afirma que 46 famílias residem atualmente no local, ocupado há pelo menos 150 anos.

A Ação Reivindicatória aberta pela Marinha na 10ª Vara Federal pede a reintegração de posse para fins militares. De acordo a Defensoria, o órgão militar quer "expandir" um condomínio usado por oficiais.

A comunidade quilombola Rio dos Macacos pede socorro.

 

Fonte: https://www.facebook.com/hamiltonborges.onire/posts/210055609196956?comment_id=339446&notif_t=comment_mention

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2012/06/justica-determina-paralisacao-de-obras-no-quilombo-rio-dos-macacos.html

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..