A assessoria da Polícia Militar divulgou nota à Imprensa, na neste sábado (25), dando detalhes da operação denominada “Operação Muralha”.
De acordo com a nota da PM, a operação que consiste no bloqueio, por meio de Blitzen em quatro pontos de entrada e saída de Maceió, numa tentativa de impedir a entrada de criminosos da capital, assim como eventuais fugas. As viaturas estarão posicionadas permanentemente, por meio de revezamento, durante todo o dia.
A polícia afirma que o policiamento, nos pontos citados, está sendo reforçando com o apoio de câmeras que registram a placa dos veículos que trafegam pela região, possibilitando a realização da consulta do registro em um banco de dados nacional.
Leia na íntegra
A Polícia Militar de Alagoas, através de sua Assessoria de Comunicação, informa à imprensa e, por conseguinte, à população alagoana, que a OPERAÇÃO MURALHA desencadeada pelo Comando do Policiamento da Capital consiste no posicionamento estratégico de guarnições ostensivas da PM em quatro pontos de entrada e saída da capital alagoana.
Muito embora a presença do aparato policial seja diuturna, ou seja, permanece 24 horas no local (obedecendo aos turnos de serviço específicos de cada Unidade para troca de guarnições, troca essa realizada no próprio local), os bloqueios e blitz são realizados em momentos distintos de acordo com a necessidade e horários mais relevantes, levando-se em consideração os Estudos de Situação, planejamento operacional, denúncias feitas ao disque denúncia ou ao 190, além de dados estatísticos do NEAC.
O que se busca valer na finalidade da Operação Muralha é o controle dos pontos cruciais da cidade de Maceió, podendo bloqueá-los em situações extremas, impedindo o fluxo de criminosos, quer entrando na cidade ou em situação de fuga.
Por fim, vale salientar também, que estão sendo utilizadas câmeras OCR que previamente consultam a placa dos veículos que transitam na via onde está funcionando o ponto de bloqueio, confrontando-as com um banco de dados nacional, com vistas a direcionar a abordagem policial, minimizando os transtornos ao cidadão bem intencionado.
Quartel em Maceió/AL, 25 de janeiro de 2014.
Estado Maior Geral
Assessoria de Comunicação
Núcleo de Jornalismo, Publicidade e Marketing