A coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros,  se reuniu, na tarde da última sexta-feira, 17 de janeiro, com o senador Renan Calheiros tendo como pauta  o fechamento de parceria para a  realização  do Projeto “Ígbà Alaye”- 100 anos  de Abdias Nascimento,  a ser realizado no período de 12 a 14 de março do ano corrente.

Uma iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas,  o Projeto “Ígbà Alaye” traz como  elemento motivador os 100 anos do grande estadista, senador  e  ativista negro, Abdias Nascimento e visa preservar e despertar a atenção da sociedade para a trajetória dos grandes líderes negros da contemporaneidade, como também, possibilitar oportunidades de discussão e diálogo sobre o legado do ativista e sua relevância nas conquistas políticas, culturais e sociais, baseado nas  políticas de promoção da igualdade.

Após a apresentação do Projeto,  o Senador Renan Calheiros afirmou  que: “´Temos todo o interesse em firmar a parceria com o Instituto Raízes de Áfricas para construir a celebração  pelos 100 anos de Abdias que foi o primeiro Senador negro. Em 2011 recebemos o convite do Instituto Raízes de Áfricas para a deposição das cinzas, na Serra da Barriga, mas infelizmente ficamos impossibilitado de comparecer”.

 E complementou:-“ E para valorizar a figura de Abdias o Senado Federal aprovou em 20 d novembro a criação da Comenda Senador Abdias Nascimento para homenagear os que contribuem para a proteção e promoção da cultura afro-brasileira”.

O “Ígbà Alaye” conta ainda com a parceria da Prefeitura d  Maceió, Federação das Indústrias do Estado de  Alagoas, Diretora Igualdade Racial de Serra Talhada, Pernambuco, dentre outros.

 

Sobre Abdias Nascimento

O jornalista  e  primeiro senador negro , Abdias Nascimento, que morreu em 2011, aos 97 anos, é uma referência no Brasil quande se trata de igualdade racial. Em 1948, junto com amigos, fundou o jornal O Quilombo, que deu voz a grupos sociais alijados da grande mídia.

Com a edição do Ato Institucional Nº 5, em 1968, Abdias Nascimento foi para o exílio e ficou 13 anos longe do Brasil. Abdias Nascimento foi senador pelo estado do Rio de Janeiro  entre  1997 a 1999. Assumiu a cadeira no Senado após a morte de Darcy Ribeiro, em fevereiro de 1997.

 As cinzas do estadista foram depositadas na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, dia 13 de novembro de 2011, conforme  o desejo dele, tendo o Instituto Raízes de Áfricas, em Alagoas em parceria  e o  IPEAFRO, do Rio de Janeiro, assumido a  coordenação nacional  da solenidade, em Alagoas.

Ígbà Alaye na língua africana ioruba  significa encontro-vivo.