A Polícia Civil de Alagoas passa a oferecer um novo serviço à população maceioense já a partir do início de janeiro. Por meio de um link, criado no site da instituição (www.pc.al.gov.br), o cidadão poderá saber exatamente a quem se dirigir quando for vítima ou tiver notícia de algum tipo de crime. Para isso, basta clicar na janela “Circunscrições” que terá acesso a mapas que detalham as áreas de cada distrito de polícia de Maceió, com os seus devidos limites de atuação.

Os detalhes do novo serviço foram apresentados nesta segunda-feira (30), no gabinete do delegado-geral Paulo Cerqueira, pelo diretor da Deinfo (Diretoria de Estatística e Informática), Aydes Ponciano, que esteve acompanhado do gerente de Estatística e Análise Criminal, Marcos André do Nascimento, e outros assessores. A reunião teve também a presença do diretor da DPJM (Diretoria de Polícia Judiciária Metropolitana), delegado Carlos Reis.

O delegado-geral aprovou a iniciativa, salientando que aproximar e facilitar o acesso da sociedade aos serviços da Polícia Civil é uma política adotada pela instituição na atual gestão, seguindo a determinação do governador Teotonio Vilela Filho.

Paulo Cerqueira afirmou que a falta de uma ferramenta que desse acesso seguro aos limites das diversas distritais geravam dúvidas até mesmo para os integrantes da instituição, quanto à área de competência da apuração de crimes. “Agora, esta questão também está sendo resolvida”, acrescentou.  

O delegado Aydes Ponciano informou que o projeto está sendo finalizado e estará totalmente à disposição da sociedade a partir de janeiro. Inicialmente, o serviço beneficiará a população da Capital, mas deverá ser estendido em breve aos municípios da Região Metropolitana e, posteriormente, a todo Estado.

O projeto foi desenvolvido pela Gerência do Núcleo de Desenvolvimento (GND), do Deinfo, e, além de mostrar o mapeamento dos limites da distrital, permite ainda o processo de busca de vias públicas da Capital, por meio de um link. “O internauta ao clicar na janela ‘Circunscrições’ poderá digitar o nome de determinada rua, e ser informado a qual distrito ela pertence. Assim, se a pessoa foi vítima, por exemplo, de um roubo naquela via, saberá a qual distrital se dirigir para registrar e solicitar providências quanto à ocorrência”, explicou o diretor do Deinfo.

Na reunião, foi discutida a instalação de um posto avançado do Ginfotel (Gerência de Informática e Telecomunicações), também em janeiro, na cidade de Arapiraca. O posto deverá atender às regiões Agreste e Sertão de Alagoas, desafogando as atividades da gerência atualmente concentradas em Maceió.

 O pessoal deslocado para Arapiraca poderá atender todas as unidades policiais situadas nas duas regiões, agilizando os serviços nas áreas de informática e também de telecomunicações.