O clima de tensão tomou conta das ruas no bairro do Vergel do Lago, em Maceió. Sem a presença de militares – eles deflagraram a Operação Padrão –, traficantes da região ordenaram que comerciantes fechassem as portas dos estabelecimentos comerciais que poderiam ser alvos de arrastões pelos bandidos.

Na manhã desta quarta-feira (18), equipes da Força Nacional foram até o bairro onde um homicídio foi registrado e chegaram a trocar tiros com os traficantes, segundo informações repassadas ao CadaMinuto por moradores, que seguem amedrontados com o clima de terror vivenciado nas últimas horas.

Apesar dos estabelecimentos terem sido fechados, comerciantes afirmam que o temor de que arrombamentos sejam registrados é grande, já que nas ruas não há a presença de equipes da Polícia Militar, que constantemente fazem rondas.

“Infelizmente temos que ficar reféns desses traficantes que ditam a rotina dos moradores e comerciantes no Vergel do Lago. A gente não sabe como será de hoje em diante”, disse um comerciante, que precisou liberar todos os funcionários no período da manhã. Ele contou ainda que esta é a terceira vez que traficantes fazem o toque de recolher no bairro.

Segundo apurou o CadaMinuto, a disputa para comandar o tráfico de drogas na região envolve traficantes do Virgem dos Pobres I e do ‘Valetão’ – região bastante conhecida. Desde as primeiras horas de hoje, moradores ouvem disparos de arma de fogo e poucos se arriscam em deixar suas casas.

As aulas nas escolas da região também podem ser suspensas no horário da tarde. Alguns professores da região estão reunidos para discutir essa possibilidade, já que não há clima para as aulas e o corpo docente teme que as unidades de ensino sejam alvos dos traficantes.