O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) apreendeu na manhã desta segunda-feira (16), aproximadamente, 200 animais silvestres que estavam sendo comercializados em feira livre, do Baixão, em Arapiraca. Durante a operação foi apreendida uma variedade de aves, como maritaca, canário da terra, carcará, dentre outras espécies de animais.
De acordo com a tenente do BPA, Djane Menezes, o valor de comércio de cada animal varia entre R$ 15 e R$ 500. “O tráfico é um comércio lucrativo. No final do dia os criminosos têm uma boa quantia em dinheiro, motivo pelo qual é dada continuidade da prática de tráfico”.
A tenente destacou ainda que as pessoas precisam ter consciência de que a compra também é uma atividade ilegal. “Nós do BPA inibimos a comercialização dos animais, mas é preciso que as pessoas não os comprem. É muito importante que as pessoas compreendam que só há comércio porque há comprador”, ressalta.
Os animais foram encaminhados para o Ibama e devem passar por uma triagem para que recebam os cuidados necessários, já que muitos estão debilitados. Os animais que tiverem condições física, serão devolvidos para a natureza.
Durante a apreensão, ninguém foi preso. “Quando as pessoas observam a viatura do Batalhão, elas fogem e abandonam as gaiolas com os animais”.