A expectativa é de contagem regressiva para o final de ano em Alagoas com os preparativos do réveillon 2014. Diferentemente do que foi visto nos últimos anos, a realização de mega evento na capital tem sido a aposta da Prefeitura Municipal de Maceió para aquecer ainda mais o período da alta temporada. A proposta foi bem recebida pelos maceioenses e também pelos turistas, que já lotam mais de 90% os hotéis no litoral alagoano. No último mês de 2013 e dois primeiros de 2014, quatro eventos de grande porte deverão movimentar ainda mais o estado.
Mesmo com a perspectiva, os questionamentos sobre a segurança na cidade mais violenta do Brasil, têm sido constantes pela população. As associações militares do estado afirmam que não existe efetivo suficiente para cobrir os eventos e ao mesmo tempo garantir a segurança da população em outras áreas da capital. A programação das festas começa dia 12, com a apresentação de 120 coros e folguedos de Natal em vários bairros, e segue até o fevereiro com a realização do festival de verão.
O presidente da Associação dos Oficiais Militares de Alagoas (ASSOMAL), Major PM Wellington Fragoso, afirma que o maior problema enfrentado pela Polícia Militar de Alagoas é a insuficiência do número de policiais que possam atender toda a demanda existente. Para ele, o evento anunciado para esse final de ano é muito louvável, pois acrescenta tanto no turismo quanto na economia, já que muitos maceioenses sobrevivem da vindo do turista para a capital. Porém, a relocação dos policiais para cobrir a segurança do evento poderá afetar bairros com alto índice de violência.
"A segurança para o evento será dada, até porque isso é muito bom para Alagoas, mas o problema é que áreas com grande índice de violência ficarão descobertas durante esse tempo. Além disso, o policial militar será sobrecarregado com escalas extras para poder dar o suporte que esse evento precisa”, explicou Fragoso.
Confira a reportagem completa na edição desta semana do CadaMinuto Press que já está nas bancas!