E eu tenho orgulho de ser da Terra Firme- diz a professora Ray.

03/12/2013 18:38 - Raízes da África
Por Arisia Barros

O bairro da Terra Firme localizado na periferia de Belém do Pará tem acaí, cupuaçu, goma de tapioca, os típicos ingredientes amazônicos presentes na maior feira da América Latina: O Ver-o- Peso.

Terra Firme é considerado um quilombo urbano. E,um quilombo  é um museu de histórias escondidas, escavadas. Um labirinto de memórias palpáveis.

 Um quilombo urbano é patrimônio da história do povo preto, rico em significados, mas o abandono visível a olho nu, do bairro, diz o contrário.

É o 3ºbairro mais populoso da capital e tem cerca de 60 mil habitantes. Junto  com os bairros de Guamá e Canudos totalizam cerca de 250 mil pessoas.

O bairro de Terra Firme  fica  a margem das políticas públicas e agrega uma diversidade de gentes e esgotos que esgotam águas barrentas da  indiferença  estatal. O lixo brota no asfalto em morros amontoadas ao longo dos dias.

Em muitos momentos as gentes viventes na Terra Firme falam do cotidiano cheio de cicatrizes, como chagas abertas. A cicatriz da discriminação. A mídia criminaliza o nosso bairro- diz uma moradora indignada. Quem mora aqui não é gente à toa. Tem gente de bem. Gente que trabalha. Aqui não tem só bandido. Precisamos que olhem pela gente. Não somos um bairro descartável! E eu tenho orgulho de ser da Terra Firme- diz a professora Ray.

Quando a gente diz que mora aqui a discriminação é maior- afirma Mae Bete.

É uma região isolada de políticas públicas. Suas ruas irregulares abrigam uma sucessão de casas feitas de madeiras, as tais palafitas, como também umas tantas construções de alvenarias. Conhecer o bairro da Terra Firme é uma oportunidade in loco de  ir além  do estigma do: “Me rouba!”

O quilombo  é como uma aquarela de pobreza.

A partir da rusticidade dos ambientes, o bairro da Terra Firme guarda um rico acervo de gente simples, receptiva. Gente que tem uma boa prosa, banhada pelas  águas amazônicas que cantam cantigas.

Conhecer Terra Firme é a oportunidade de acompanhar o povo  avançando em diversas frentes, empreendendo, ousando,como o jovem Sidney Marcos Brito presidente da Associação dos Moradores São Gabriel e grande  articulador popular-que vem reinventando- a partir da educação- de meninos e meninas as possibilidades para o saber, conhecer realidades.

 Na verdade a Associação dos Moradores Gabriel Pimenta que fica na Passagem Souza, nº 12, Montese, bairro de Terra Firme é uma incubadora de ideias.

E, essa incubadora de ideias  foi palco do I Ígbà Afro Índígena Zumbi Vive! uma iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas , representação do movimento negro no estado de Alagoas, contou, em Belém,  com o apoio estrutural da Associação de Moradores Gabriel Pimenta e do Coletivo Minervino Oliveira, de Belém do Pará.

E o I Ígbà Afro Índígena Zumbi Vive! juntou as muitas experiências, falas, expressões  das  gentes do quilombo e da localidade do  entorno.

E iniciamos um novo caminhar identitário.

Falou o  Quilombo no chão de Terra Firme!

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..