A Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) transferiu, nesta segunda-feira (2), 69 detentos da 7ª Delegacia Regional de Penedo para o Presídio do Agreste, em Girau do Pociano e para o Presídio Feminino Santa Luzia.
A transferência foi realizada por oito carros-celas da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (SGAP), que foram escoltados pelo Corpo de Bombeiros Militar, pelo Batalhão de Polícia Rodoviário (BPRv) e pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope). Além disso, agentes do Grupamento de Escolta e Remoção (GER) e do Grupo de Intervenções Táticas (GIT) do Sistema Prisional também acompanharam a ação.
Os 64 reeducandos serão transferidos para o Presídio do Agreste, no município de Girau do Ponciano e as cinco custodiadas irão para o Presídio Santa Luzia, em Maceió. Após passar pelo processo de identificação ainda na delegacia de Penedo, os reeducandos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Arapiraca para realizar o exame de corpo de delito e assim, irem para as unidades prisionais destinadas.
Entre as autoridades que acompanharam a transferência, estão o secretário de Estado da Defesa Social, Dário César, o superintendente geral da SGAP, Tenente-Coronel Carlos Alberto Luna e o superintendente adjunto, Tenente-Coronel Marcos Sérgio, além do ouvidor do sistema penitenciário, major Marcos Lima. O representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Penedo, José Machado, também esteve presente durante a ação.
De acordo com Dário César, secretário da Defesa Social, o esvaziamento das carceragens das delegacias faz parte das metas a serem cumpridas com a construção do Presídio do Agreste. “Algumas delegacias não serão completamente esvaziadas porque há um número limitado de vagas, mas já começamos a construção do Presídio de Maceió, com 1.008 vagas e da unidade feminina, com 210 vagas. Essas unidades irão possibilitar que nenhum reeducando fique custodiado em delegacias. Dessa forma,a polícia pode cumprir seu papel principal que é investigar”.
Já o Tenente-Coronel Carlos Luna, superintendente da SGAP, afirmou que o processo de transferência vai contribuir com a melhora da segurança pública em Alagoas. “A delegacia de Penedo apresenta uma estrutura inadequada para a custódia de presos e a partir de hoje, as prisões comuns que forem feitas serão deslocadas para o Presídio do Agreste. O secretário Dário César fez questão de acompanhar a transferência, mostrando todo o envolvimento da Defesa Social com a segurança pública do estado”.
A delegacia de Penedo, que possui capacidade para 28 presos, estava com 71. Com a transferência, os agentes que estavam exercendo a função de carcereiros, voltarão a atuar em suas respectivas atividades.
Durante a transferência, duas pessoas foram presas por desacatar militares. Orlando Santos foi preso após ultrapassar a barreira policial e por desacato. Insatisfeito com a transferência, um familiar também foi preso por desacatar policiais.