Já foi identificado pela Polícia Civil de Alagoas o homem acusado de assassinar José Petrúcio dos Anjos, conhecido como “Liguinha”, crime ocorrido no último dia 16 de novembro, em Pão de Açúcar. Trata-se de Sóstenes Alves dos Mártires, e um primo dele identificado como Stênio.

A polícia conseguiu chegar até o acusado através das imagens instaladas nas imediações da praça central, local onde o crime aconteceu. De acordo com o delegado distrital Sandro Marcelo, a motivação do crime seria uma briga familiar que vem acontecendo desde 2010. “As primeiras informações nos levam a acreditar que a briga de família seja o motivo do crime porque o desentendimento entre eles era constante”.

O delegado informou ainda que não acredita que o prefeito Cristiano Matheus esteja envolvido no assassinato, todavia, as investigações continuam.  Esta semana, o delegado afirmou que irá pedir a prisão preventiva do acusado, Sóstenes Alves dos Martires. “As características batem com a do Sóstenes, por isso, até quinta-feira vamos pedir a prisão preventiva dele”, aponta o delegado.

Sóstenes Alves dos Mártires chegou a ser preso durante uma operação em outubro de 2011, acusado de chefiar uma quadrilha que praticava roubo de cargas em fazendas nos estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. O acusado foi preso em Pão de Açúcar, onde ele tinha se escondido para tentar burlar e dificultar as investigações que aconteciam em Goiás e cujos assaltos já tinham rendido ao bando mais de R$ 20 milhões em mercadorias.

Vinte e cinco integrantes da quadrilha já foram presos. Segundo a polícia, R$ 10 milhões em mercadorias roubadas foram recuperados. Os acusados agiam em dois grupos com mais de 10 homens, sempre fortemente armados. Pelo menos uma morte - de um funcionário de uma propriedade em Acreúna (157 km de Goiânia) - é atribuída à ação do grupo.

Prefeito sempre negou autoria do crime

O prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus, disse estar indignado com as insinuações e acusações que alguns profissionais de imprensa vêm fazendo contra ele, ao atribuí-lo a autoria do brutal assassinato do ex-motorista José Petrúcio dos Anjos, crime ocorrido no último dia 15 de novembro. O gestor concedeu uma entrevista à Rádio Jaciobá FM, de Pão de Açúcar, no programa de notícias Jornal Jaciobá, comandado pelo radialista Jairo Ribeiro.

“O povo de Pão de Açúcar me conhece e sabe da minha índole. Não tinha motivos para matar José Petrúcio. Ele trabalhou comigo durante a minha primeira campanha para prefeito e ficou trabalhando comigo na Prefeitura, só sendo dispensado por motivos de alcoolismo, depois de muito aconselhamento que lhe dei para deixar de beber, mas ele não acatou e preferiu continuar ingerindo bebida alcoólica, sendo este o real motivo da sua exoneração”, disse o prefeito.

Segundo, ainda Cristiano Matheus, José Petrúcio quando foi exonerado rompeu com ele e foi procurado por alguns adversários políticos, que o usou para gravar um vídeo mentiroso, onde o ex-motorista apareceu lhe fazendo falsas acusações e afirmando que se aparecesse morto o prefeito seria o responsável pelo crime.

MP designa promotor para acompanhar investigações

No diário oficial desta segunda-feira, 25, o procurador geral de Justiça, Sérgio Jucá designou a promotora de Justiça Martha Bueno Marques para acompanhar o Inquérito Policial que apura o crime de homicídio de que foi vítima o Sr. José Petrucio dos Anjos, adotando as medidas legais cabíveis.

A morte do ex-motorista

O ousado crime aconteceu em pleno centro da cidade de Pão de Açúcar, no último dia 15, por volta das 09h30, quando um homem usando capacete desceu de uma moto sem placa e deflagrou seis tiros de revólver à queima roupa contra José Petrúcio dos Anjos, conhecido como "Liguinha", 46 anos. Ele foi atingindo na cabeça e no tórax e faleceu.

 Após cometer o assassinato o autor fugiu do local na mesma moto que o conduziu à praça onde José Petrúcio se encontrava sentado conversando com alguns amigos quando foi surpreendido pelos projéteis.  Informações dão conta que durante a fuga dos criminosos, a moto percorreu uma estrada vicinal que dá acesso ao Sítio Paquiderme, zona rural do município.