A prisão dos vereadores e ex-vereadores do município de Santana do Ipanema, na manhã desta sexta-feira (08) em uma operação realizada pelo Ministério Público Estadual, é classificada como "absurda" e de "caráter de espetáculo" pelo advogado de defesa dos acusados, Welton Roberto.

O advogado explica que já havia pedido o Habeas Corpus preventivo para seus clientes e há um ano, eles já haviam apresentado toda documentação necessária e solicitada pelo Ministério Público Estadual. “Eu já havia conversado com o desembargador-relator do processo e não existia risco de prisão”.

Welton Roberto afirma que vai entrar com Habeas Corpus liberatório e aguardar a decisão da justiça. “Espero que ela seja no mesmo sentido do caso de Piranhas”.  

Na manhã desta sexta-feira (08) o Ministério Público Estadual deflagrou uma operação comandada pelo Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) em conjunto com a Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic) da Polícia Civil de Alagoas para cumprir, no município, quatorze mandados de prisão expedidos pela 17ª Vara Criminal.

Foram detidos os vereadores Genildo Bezerra da Silva, José Vaz e Luciano Gaia Nepomuceno, além dos ex-vereadores Ademildo Soares dos Santos, Adenílson Oliveira Silva, Ana Cláudia Nunes, Eudes Vieira da Paixão, José Enaldo de Melo, Josefa Eliana Silva Bezerra e Kátia de Oliveira Barros Gaia.

A denúncia contra os políticos foi formalizada pela 2ª Promotoria de Justiça da comarca de Santana do Ipanema e pelo Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL). O grupo é acusado de uma série de ilícitos penais, a exemplo de dispensa ilegal de licitação, peculato, falsidade ideológica e formação de quadrilha. O bando é apontado como responsável pelo desvio de R$ 2.318.009,57 dos cofres públicos daquele Poder Legislativo.

Além da condenação dos acusados pelos crimes praticados, na denúncia ofertada à 17ª Vara Criminal da Capital, o Ministério Público Estadual também pediu as prisões preventivas de todos os envolvidos, solicitação que foi atendida pelo Colegiado.