Os integrantes do Grupamento de Apoio e Ação Operacional (GAAO), da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania (Semsc), participarão na próxima terça-feira (5), do Curso de Local de Crime para Profissionais de Segurança Pública, realizado e ofertado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Com o objetivo de unir esforços com o foco na atuação integrada dos profissionais de segurança pública em local de crime, o curso é mais uma das ações previstas pelo Programa Brasil Mais Seguro e contará com duas edições. A primeira, nos dias 5 e 6 de novembro. Já a segunda, está prevista para os dias 11 e 12 de novembro.

As aulas serão desenvolvidas na modalidade presencial, com carga horária total de 16h aula. Os guardas municipais e demais participantes contarão com as disciplinas de Noções de Perícia em Local de Crime, Providências Preliminares em Local de Crime, Noções Básicas sobre Preservação e Isolamento de Local de Crime e Relatório de Local de Crime.

Para o secretário Edmilson Cavalcante, a participação de integrantes da Guarda Municipal no curso é muito importante para o exercício das suas atividades. “Caso eles possam se deparar com cenas de crimes e não estando presentes os orgãos de segurança pública competentes, a guarda contribuirá adotando medidas de preservação do local do crime até a chegada das autoridades responsáveis”, explicou.

Segundo a comandante do grupamento, inspetora Simone Lima, o GAAO está sempre buscando aperfeiçoar suas atividades, para estar em excelentes condições e melhor atender à sociedade. Ela falou que o grupo já participou de outras capacitações e treinamentos, como APT Tático, Patrulhamento Urbano, Curso de Contenção, Defesa Pessoal, entre outros.